O PCP criticou duramente o PSD pelo seu recuo na votação da redução do IVA sobre a eletricidade de 23% para 6%. “Isto foi tudo uma encenação que o PSD decidiu aqui lançar”, criticou o deputado comunista Duarte Alves esta quinta-feira após a medida de redução do IVA ter sido chumbada no Parlamento.
“O PCP decidiu não participar nessa encenação. Apresentámos a nossa proposta que previa a redução do IVA para 6% para entrar já em vigor com o Orçamento do Estado. Foi essa a medida que nos propusemos e que o PSD não permitiu que fosse aprovada”, disse em declarações à SIC Notícias, qualificando a situação como um “teatro”.
Questionado sobre se o PCP também contribui para manter a taxa do IVA inalterada, ao não aprovar a proposta do PSD, que previa medidas de contrapartida, o deputado comunista disse que “as contrapartidas do PSD não são verdadeiras contrapartidas, nós nunca colocámos a questão nesses termos”. O deputado referia-se às medidas propostas que previam que a redução do IVA só entrasse em vigor em outubro, e que a medida seria compensada através do corte das despesas dos ministérios do Governo.
Sobre as críticas do PSD que disse que António Costa manda no comité central do PCP, Duarte Alves disse que essa acusação “não faz sentido. O PCP votou a favor de todas as propostas que baixam o IVA da energia. Se o PSD não tivesse retirado a sua proposta, teríamos votado a favor. Se virem o vídeo, nos votámos a favor e só depois é que o PSD diz que retira a proposta. Nós votaríamos a favor de todas as propostas nesse sentido. O PSD é que decidiu retirar a sua proposta e votar contra a proposta do PCP”.
“No final, ainda houve uma votação sobre a proposta do Bloco de Esquerda, e aí foi o CDS que impediu que a proposta fosse aprovada. No final, a proposta que devia ter sido aprovada que era a do PCP e que resolvia a questão, o PSD e o CDS encontraram as suas desculpas para não aprovar esta proposta, que seria importante pois temos um país com tarifas energéticas muito elevadas, e é necessário reduzir o preço da energia através do IVA e de outra medidas”, rematou.
https://jornaleconomico.pt/noticias/psd-volta-atras-e-abstem-se-na-proposta-do-pcp-para-descida-do-iva-da-luz-544660
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com