[weglot_switcher]

Pedidos urgentes de passaporte podem demorar três semanas

Porta-voz do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) revela que diariamente chegam perto de cem e-mails com pedidos de agendamento para um passaporte urgente.
20 Agosto 2021, 09h16

Os atrasos para pedir um passaporte estão a aumentar em Portugal. O agendamento do pedido de um passaporte urgente, pode levar três semanas de espera, mas se este pedido não for urgente, o agendamento pode demorar dois meses, conta a rádio “TSF” esta sexta-feira, 20 de agosto.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assume já ter esgotado a capacidade de resposta, tendo já deixado o aviso há um mês de que as lojas nos aeroportos de Lisboa e do Porto só emitem passaportes urgentes e com marcação prévia, mas os pedidos têm sido tantos que, em média, a marcação demora três semanas.

Por outro lado, e em declarações ao “Diário de Notícias”, uma porta-voz do SEF revela que diariamente chegam perto de cem e-mails com pedidos de agendamento para um passaporte urgente.

Para fazer face a este cenário o Ministério da Justiça definiu que a partir deste sábado os balcões no Campus da Justiça, em Lisboa, vão estar abertos aos sábados, entre as 09h00 e as 15h00, para atender os cidadãos que não tenham feito agendamento. Uma medida que vai prolongar-se até ao final de setembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.