Com o aumento da procura de cuidados de saúde mental para crianças e adolescentes, também os tempos de espera para primeiras consultas de especialidade são cada vez maiores. O acréscimo de pedidos que chegam às urgências, a referenciação feita por outros serviços de saúde e a falta de recursos humanos limitam a capacidade de resposta, confirmam vários médicos ao Público.
O tempo de espera para uma primeira consulta já varia entre os três meses e os oito meses. No Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, a espera é de seis meses, no São João, no Porto, é de três meses e meio e em Braga chega a oito meses.
“Estamos numa pandemia de doença mental em crianças e jovens. Estamos com a maior lista de espera para primeira consulta em todas as faixas etárias (dos 0 aos 17 anos), a afluência ao serviço de urgência tem sido a maior de sempre”, segundo revela a médica do Hospital de Dona Estefânia, Neide Urbano, ao Público.
Continue a ler a notícia AQUI.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com