[weglot_switcher]

Pedro Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento dos Jogos Olímpicos

O campeão do triplo salto levará a bandeira que, na cerimónia de abertura, foi transportada por Nelson Évora, também ele campeão olímpico no triplo salto, em Pequim2008, e pela judoca Telma Monteiro, bronze no Rio2016.
8 Agosto 2021, 10h48

O campeão do triplo salto Pedro Pichardo será o porta-estandarte na cerimónia de encerramento de Tóquio2020, depois de conquistar a quinta medalha de ouro para Portugal em Jogos Olímpicos, anunciou este domingo o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Pichardo, que chegou ao título com um novo recorde nacional, de 17,98 metros, levará a bandeira que, na cerimónia de abertura, foi transportada por Nelson Évora, também ele campeão olímpico no triplo salto, em Pequim2008, e pela judoca Telma Monteiro, bronze no Rio2016.

A missão portuguesa, de 92 atletas, conquistou quatro medalhas em Tóquio2020: o ouro de Pichardo, a prata de Patrícia Mamona, também no triplo salto, e o bronze do judoca Jorge Fonseca e do canoísta Fernando Pimenta.

COP considera que metas foram atingidas 

Os objetivos do Comité Olímpico de Portugal (COP) para Tóquio2020 foram “plenamente atingidos”, congratulou-se hoje o presidente do organismo, José Manuel Constantino, ambicionando que esse “êxito” ajude ao desenvolvimento do desporto nacional.

“Os objetivos desportivos foram plenamente atingidos e, em algumas circunstâncias, até ultrapassados. É um facto que os resultados alcançados são os melhores de uma representação nacional”, elogiou o dirigente, no balanço ao desempenho dos 92 atletas da Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos.

Em conferência de imprensa, José Manuel Constantino recordou o contrato programa com o Estado que previa que, a troco de 18,5 milhões de euros (ME) para a preparação, fossem atingidas um mínimo de duas posições de pódio, quando Portugal conquistou quatro.

Do mesmo modo, foi fixada a meta de 12 diplomas, classificações até à oitava posição, quando foram alcançadas 15, “incluindo as de pódio”, e foram estabelecidos 26 desportistas nos 16 primeiros quando a marca obtida chegou aos 36. Foi estabelecido ainda o aumento da pontuação de resultados obtidos nas classificações nos oito primeiros “em mais de 40 pontos e foram conseguidos 55”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.