Pedro Proença vai concorrer à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nas eleições de fevereiro de 2025, anunciou hoje o líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias.
O ex-árbitro internacional, de 54 anos, revelou a decisão durante a 13.ª edição da Cimeira de Presidentes da LPFP, que decorreu na recém-inaugurada sede do organismo, no Porto, com a presença de dirigentes de 33 das 34 sociedades desportivas da I e II Ligas.
“Estou aqui para vos informar que serei candidato às eleições para a Presidência da Federação Portuguesa de Futebol”, começou por anunciar Pedro Proença.
O ainda presidente da Liga assumiu que “não consegui ser indiferente aos apelos que recebi de todos os agentes do Futebol Português para abraçar este desafio”. E revelou que avança “depois de ter recebido hoje o incentivo dos Clubes do Futebol Profissional, que entendem que este compromisso é a continuação daquele que assumi há dez anos”.
“Considero, com humildade, ter a experiência e as competências necessárias para abraçar este projeto mobilizador do nosso Futebol. Construirei uma equipa que responderá aos desafios que aguardam o Futebol Português”, sublinhou.
“Após a validação formal da minha candidatura pela Comissão Eleitoral, apresentarei de imediato as linhas programáticas do meu projeto. Até lá, continuarei absolutamente focado nas minhas funções enquanto presidente da Liga Portugal, enquanto presidente da European Leagues e membro do Comité Executivo da UEFA”, destacou o agora candidato à liderança da FPF.
Pedro Proença deverá ter como único adversário eleitoral Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa, cuja candidatura foi oficializada em outubro.
As eleições dos órgãos sociais federativos rumo ao quadriénio 2024-2028 estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei.
Eleito pela primeira vez em 2015, o antigo árbitro de futebol foi reeleito em junho de 2023 para um mandato até 2027, tendo contado com o apoio de todos os clubes profissionais, algo que foi atingido por um líder da Liga Portugal pela primeira vez.
Desde o final de outubro que a corrida à FPF já conta com um candidato à sucessão: o atual presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo.
Em jeito de antecipação a um confronto com Pedro Proença para a campanha que vai decorrer até fevereiro, o dirigente desportivo garantiu nessa altura que terá “todo o gosto” em contar com o atual presidente da Liga como vice na FPF.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com