Pedrógão Grande. Mortos sobem para 61. Bombeiros continuam a combater fogo descontrolado. 3 dias de luto nacional

Últimos dados oficiais. O número de pessoas que morreram no incêndio florestal que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, aumentou para 61, revelou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, às 13h00.

  • Novo balanço feito às 13h00 dá conta do aumento do número de vítimas mortais para 61. 

O Conselho de Ministros aprovou um decreto que declara luto nacional durante três dias, entre hoje e terça-feira, pelas vítimas do incêndio que deflagrou no Município de Pedrógão Grande e afetou vários concelhos. Este decreto foi aprovado “fazendo uso da faculdade de deliberação eletrónica prevista nos termos do Regimento do Conselho de Ministros”, explica o Governo em comunicado.

  • Um balanço feito às 12h00 dá conta de 58 mortos no incêndio que continua a lavrar descontrolado em Pedrogão Grande e concelhos limítrofes. O número de feridos foi atualizado para 54, de acordo com o balanço feito pelas autoridades.
  • Às 10h00, o ponto da situação era o seguinte:

O incêndio que desde sábado lavra em Pedrogão Grande já fez 57 mortos e 59 feridos, segundo os últimos dados fornecidos pelo Governo esta manhã de domingo.

“Não houve diminuição de intensidade, mantém-se exatamente tudo na mesma desde o último ponto de situação, com quatro frentes ativas, duas das quais com extrema violência”, afirmou o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

O governante falava aos jornalistas num “briefing” realizado às 7h30 em Pedrógão Grande, junto ao posto de comando, adiantando que é aguardada a chegada de aviões Canadair portugueses, espanhóis e franceses.

O combate às chamas mobiliza neste início de manhã 687 operacionais, 224 viaturas e três máquinas de rasto.

O IC8, que liga Pombal a Vila Velha do Ródão, está cortado desde sábado. Já este domingo foi também fechada ao trânsito a Autoestrada n.º 13, que liga Tomar a Coimbra.

Ler mais
Relacionadas

Como ajudar os Bombeiros que estão na linha da frente?

Muitos quartéis por todo o país estão já a receber doações espontâneas, que enviam depois para os lugares mais afetados. Saiba o que é mais necessário, nesta altura.

Banca abre conta solidária para afetados pelo incêndio de Pedrógão

O banco do Estado decidiu atribuir uma série de benefícios aos cidadãos que viram os seus bens destruídos ou que vivem na zona da tragédia. BCP e Novo Banco fazem o mesmo.

Especialista em planificação florestal: “Estas coisas tratam-se no inverno”

Temos de aprender a gerir o território, considerou, hoje, Pedro Cortes, à agência Lusa, salientando que não é de um momento para o outro que isso se faz.

PJ afasta mão criminosa no incêndio de Pedrógão Grande

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afastou hoje qualquer indício de origem criminosa no fogo que desde ontem lavra neste concelho com resultados trágicos.

Marcelo Rebelo de Sousa: “Não era possível fazer mais”

O Presidente da República já chegou ao local no distrito de Leiria onde as autoridades estão a acompanhar o incêndio de Pedrógão Grande, que fez 19 mortos. Foi recebido pelo secretário de estado da administração interna, Jorge Gomes, que tinha anunciado momentos antes o último balanço da tragédia. Deu um longo abraço ao governante e […]

António Costa: “É seguramente a maior tragédia de vidas humanas nos últimos anos em Portugal”

“A primeira prioridade é naturalmente controlar os incêndios que estão a ocorrer, procurar que não haja novas vítimas e simultaneamente tem-se estado a fazer o levantamento das vítimas já existentes,” declarou o primeiro-ministro há escassos minutos. “E a seu tempo vamos apurar o que é que aconteceu.”
Recomendadas

Ligações fluviais entre Barreiro e Lisboa não estão asseguradas na manhã e início da tarde deste sábado

Entre as 7h25 e as 14h55, no sentido entre o Barreiro e Lisboa, e entre as 7h55 e às 15h25, no sentido contrário, as ligações não estão asseguradas, estando os horários “sujeitos a confirmação”, diz Soflusa em comunicado.

Revisão do Código do Trabalho aprovada apenas com votos favoráveis do PS

As bancadas do BE, PCP e PEV votaram contra o diploma, justificando a sua posição com o facto de não se reverem no texto final que foi hoje a votos e que consideram ter normas que são uma cedência do PS aos partidos à direita e às confederações patronais.

Aprovada recomendação ao Governo para eliminar portagens na A19 na Batalha

O projeto do partido Os Verdes (PEV) que recomenda ao Governo a eliminação das portagens da autoestrada 19 (A19), no troço da variante da Batalha, para diminuir o tráfego junto ao mosteiro, foi hoje aprovado no Parlamento.
Comentários