[weglot_switcher]

Pela primeira vez na história, Crude WTI negoceia a preços negativos

É já a maior queda de sempre nas negociações do preços do crude WTI, que afundou 305,97% para -37,63 dólares. A negociação dos contratos dos futuros para entrega em maio termina esta terça-feira, numa altura em que as medidas de contenção devido à pandemia da Covid-19 quebraram a procura.
20 Abril 2020, 19h16

O preço do barril de Crude West Texas Intermediate (WTI) entrou pela primeira vez na história em terreno negativo e fechou o dia a afundar 305,97% para -37,63 dólares, esta segunda-feira. O preço para a referência norte-americana tem estado em queda livre ao longo do dia, mas no final da tarde atingiu mínimos de sempre.

Perto das 18h46, o preço tombava 93,27%, para 1,02 dólares, um novo mínimo histórico, antes de tocar os 0 dólares e depois negociar a preços negativos, negociando às 19h17 nos -7,20 dólares. A negociação dos contratos dos futuros para entrega em maio termina esta terça-feira, e num mercado em que não há nem compradores, nem lugar suficiente para armazenar os excesso de oferta, o traders estão a dispostos a vender os contratos que têm mão, para não ficarem a segurar a ‘batata quente’.

A pandemia da Covid-19 tem levado a quedas a pique nos preços do petróleo, com as medidas de lockdown para combater o vírus a reduzirem a procura.

Em Londres, o preço do Brent também recua, mas com uma queda mais ligeira de 8,58% para 25,63 dólares.

“Ainda há muito petróleo na água neste momento que vai para as refinarias que não precisam dele”, disse Helima Croft, global head of commodities strategy at RBC Capital, à CNBC. “Neste momento, não vemos nenhum alívio de curto prazo para este mercado do petróleo. Continuamos realmente preocupados com as perspetiva no curto prazo”, acrescentou.

(Atualizado às 20h05)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.