Um investimento público estrategicamente orientado, aliado a políticas de atração de investimento privado e à atratividade natural do território, resultou numa produção económica superior a 29 mil milhões de euros no concelho de Penafiel entre 2015 e 2025. As conclusões são do ‘Estudo de Impacto Económico de Penafiel’, desenvolvido pela Porto Business School (PBS), através dos Knowledge Services do Innovation X Hub, em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, sob coordenação do economista Filipe Grilo.
“Ao longo da última década, a estratégia de desenvolvimento local revelou impactos económicos, sociais e fiscais de elevada expressividade, com reflexos no crescimento económico não apenas do concelho, mas também da região e do país. Segundo os dados apurados pela PBS, por cada euro investido pela autarquia, foram gerados cerca de 3,2 euros em produção económica, 3,6 euros em Valor Acrescentado Bruto (VAB) e 3,6 postos de trabalho por cada emprego direto criado”, refere o estudo.
No total, entre 2015 e 2025, o impacto agregado estimado ascende a cerca de 29,8 mil milhões de euros em produção económica, 14,2 mil milhões de euros em VAB, 61.600 empregos gerados, 5,8 mil milhões de euros em remunerações e 4,7 mil milhões de euros em receita fiscal.
A análise do estudo considerou três dimensões de investimento em Penafiel: autárquico, atração e espontâneo. O investimento municipal, diretamente executado pela Câmara de Penafiel, traduziu-se em 182 milhões de euros em produção, 79 milhões de euros de VAB, mais de 3.000 empregos, 33 milhões de euros em remunerações e 26 milhões de euros em receita fiscal. Neste sentido, assume-se como um motor direto de dinamização económica, com efeitos multiplicadores elevados e forte capacidade de gerar rendimento para as famílias e receita fiscal para o Estado.
Já o investimento privado, viabilizado por ação da autarquia, foi responsável por 24.226 milhões de euros em produção, 11.533 milhões de euros em VAB, 48.180 empregos, 4.753 milhões de euros em remunerações e 3.830 milhões de euros em receita fiscal. Segundo o relatório, este evidencia um retorno robusto e demonstra a eficácia das políticas locais de apoio à iniciativa empresarial.
Por sua vez, os investimentos espontâneos, surgidos sem mediação pública, representaram 5.349 milhões de euros em produção, 2.634 milhões de euros em VAB, 10.376 empregos, 1.061 milhões de euros em remunerações e 875 milhões de euros em receita fiscal. Este tipo de investimento revela o maior efeito multiplicador, sinalizando a existência de um ecossistema empresarial atrativo e com forte integração na economia nacional.
O estudo sublinha a importância de uma abordagem integrada ao desenvolvimento económico local, que articule investimento público estratégico, políticas de captação de investimento privado e um ecossistema favorável ao surgimento de novos projetos empresariais. Refira-se, ainda, que mais de 60% do impacto económico resulta de efeitos indiretos e induzidos, refletindo a capacidade do território para propagar investimento ao longo da cadeia de valor. Para o futuro, a análise sugere a consolidação dos investimentos já realizados, o reforço da atratividade do concelho e o apoio do empreendedorismo local como motor de desenvolvimento endógeno.
Penafiel é atualmente um concelho com mais de 6.000 empresas registadas, com a indústria transformadora a manter um peso central na economia local, representando 1.765 empresas em atividade. A balança comercial é positiva, com exportações anuais de cerca de 225 milhões de euros, tendo o setor do turismo gerado mais de 4 milhões de euros em receita em 2024. “Penafiel está no radar do investimento, da inovação e da qualidade de vida e tem bases mais sólidas para continuar a afirmar-se como um concelho de oportunidades e desenvolvimento sustentável.”, refere Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, citado em comunicado.
Acrescente-se que, entre 2012 e 2022, e segundo o Instituto Nacional de Estatística, a economia local cresceu 38% em volume de negócios e 68% nas exportações. No mesmo período, o concelho atraiu cerca de 300 milhões de euros em investimento privado, traduzidos na criação de mais de 1.000 empregos, evidenciando a crescente atratividade do território.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com