PremiumPensionistas vão receber metade do salário em 20 anos

Bruxelas estima que capacidade das pensões de substituição dos rendimentos do trabalho cai em Portugal de 74% em 2019 para 54,5% em 2040.

Em 20 anos, as pensões de reforma em Portugal irão valer cerca de metade do salário que um contribuinte receber na altura. A conclusão do “The 2021 Ageing Report” da Comissão Europeia, que adianta que em 2070 a capacidade das pensões para substituir os rendimentos do trabalho em Portugal será de 41,4%.

Os resultados do relatório de Bruxelas, publicado a cada três anos, revela a forte diminuição na capacidade que as pensões terão para substituir os rendimentos do trabalho, expondo um cenário no qual em 2040, os pensionistas irão receber 54,5% como pensão do salário que auferiam. Este indicador compara com os cálculos para 2019, que apontam para uma capacidade das pensões de substituição dos rendimentos do trabalho de 74%.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumRuben Eiras: “Solar e eólicas offshore serão mais competitivas que o nuclear em 2040”

A massificação da produção de hidrogénio não dependerá da eletricidade gerada pelo nuclear, admitiu o ex-diretor-geral da Política do Mar e secretário geral do Fórum Oceano ao Jornal Económico.

Crescimento da economia deverá ficar acima dos 4,5% em 2021

O novo cenário macroeconómico que acompanhará a proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) também trará uma revisão em alta das perspetivas para o mercado de trabalho, já que as expectativas sobre a evolução do emprego e o desemprego são mais positivas do que o Governo antecipou quando apresentou o Programa de Estabilidade.

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

“O Estado não passa responsabilidades na educação, na saúde ou não ação social, sem transferir também para os municípios os recursos financeiros necessários para que possam exercer essas competências”, afirmou o líder socialista num comício da candidatura do PS naquele município liderado pelo empresário e engenheiro civil Manuel Machado, que se candidata pela terceira vez.
Comentários