[weglot_switcher]

Perguntas sem respostas no sector ferroviário

Pedro Nuno Santos evitou esclarecimentos sobre o PRR, uma eventual cisão da IP, uma integração da IP ferroviária na CP e a concorrência no transporte de mercadorias.
17 Agosto 2021, 18h30

O ministro das Infraestruturas e da Habitação acedeu conceder a entrevista ao Jornal Económico se abordasse exclusivamente temas do sector ferroviário, como se sabe, uma das predileções de Pedro Nuno Santos. Desta forma, foi impossível obter esclarecimentos sobre os escaldantes processos em torno da TAP e da Groundforce, por exemplo. Mas também no sector ferroviário houve questões colocadas pelo Jornal Económico a que o ministro das Finanças se escusou a responder.

Uma das perguntas que ficou sem resposta foi saber de que forma o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência vai ser aplicado no projeto nacional de recuperação e rejuvenescimento do sector ferroviário nacional. O mesmo silêncio em relação aos valores de investimento projetados para este sector no âmbito do PRR. Pedro Nuno Santos também evitou a questão sobre se está em cima da mesa algum projeto para voltar a cindir a IP, separando a gestão do sector ferroviário da do sector rodoviário, como ocorria antes com a operação separada das empresas Refer e Estradas de Portugal.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.