[weglot_switcher]

“Pesadelo” e “desespero”: turistas britânicos obrigados a acelerar regresso a casa (com áudio)

A decisão do Governo de Boris Johnson obriga muitos turistas a antecipar o regresso a casa para não serem sujeitos a quarentena de 10 dias e à realização de dois testes após a chegada.
4 Junho 2021, 10h32

Os turistas britânicos estão desesperados para saírem de Portugal depois de o país ter saído da lista verde do Governo britânico. Portugal passa oficialmente para a lista âmbar, que prevê mais restrições, a partir da próxima terça-feira, 8 de junho.

A decisão do executivo de Boris Johnson apanhou de surpresa os turistas britânicos de férias em Portugal, ou com férias já agendadas.

Para evitarem cumprir uma quarentena de 10 dias ao regresso ao país, e a realização de dois testes à Covid-19, muitos britânicos decidiram antecipar o regresso ao país.

“Desespero para deixar Portugal: Pesadelo para os turistas britânicos com voos a atingirem as 700 libras mas atrasos nos testes significa que podem ser impedidos de embarcar – depois de país ter sido retirado da lista verde”, escreve o jornal “Daily Mail” esta sexta-feira.

Por sua vez, o “The Sun” destaca o “pesadelo total. Turistas britânicos enraivecidos com Portugal na lista âmbar forçando ao regresso antecipado ou quarentena e gastar mil libras em testes Covid”.

O jornal tabloide destaca que os britânicos podem ter de gastar entre 120 (140 libras) a 300 libras (350 euros) por pessoa para realizarem testes para a Covid-19 nos laboratórios privados no Reino Unido.

Uma família pode ter de gastar 1.200 libras (1.400 euros) em testes para regressarem a casa depois de terça-feira, destaca o “Sun”. Ao mesmo tempo, os pais podem ter de faltar 10 dias ao trabalho para ficarem de quarentena.

O jornal também destaca que os turistas britânicos que se encontram em Portugal podem ter de esperar entre dois a três dias para realizarem um teste porque os centros estão “sobrelotados”.

No aeroporto de Lisboa, as filas já se faziam sentir às cinco da manhã, com muitos britânicos a apanharem o primeiro voo do dia para Londres.

“São cinco da manhã em Lisboa e as filas estão a ficar mais longas no aeroporto. O primeiro voo para Londres está cheio um dia depois do Reino Unido anunciar que iria remover o país do sul da Europa da sua lista verde”, escreveu a correspondente da Reuters em Portugal, Catarina Demony.

Mas regressar a casa mais cedo vai ter custos acrescidos. O voo da British Airways na próxima segunda-feira de manhã entre Faro e Londres custa 711 libras (830 euros), sendo este o preço mais caro, segundo o “Daily Mail”. Mas há voos mais baratos, como o da WizzAir com um preço de 258 libras, sendo este o último voo a partir do Algarve para o Reino Unido antes da quarentena voltar a entrar em vigor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.