O tabaco aquecido fabricado e comercializado pela Philip Morris International (PMI), sob a marca IQOS, obteve a autorização da Food and Drug Administration (FDA) norte-americana para ser comercializado nos Estados Unidos.
Em comunicado enviado às redações esta quinta-feira, a Tabaqueira, subsidiária da PMI em Portugal, disse que a FDA “confirmou hoje que o IQOS (…) é apropriado para a proteção da saúde pública e autorizou a sua comercialização nos Estados Unidos”.
O comunicado não é claro sobre quando é que o IQOS começará a ser comercializado nos Estados Unidos.
A Philip Morris submeteu à FDA os produtos IQOS para avaliação em 2017, tendo obtido autorização para comercializar o sistema de aquecimento de tabaco na maior economia do mundo. No entanto, a FDA continua a analisar as submissões relativas ao IQOS como um “produto de tabaco de risco modificado”.
O CEO da PMI, André Calantzopoulos, disse que “a autorização estabelece orientações claras para a comercialização, incluindo requisitos de informação ao consumidor, que maximizam a oportunidade para fumadores adultos deixarem os cigarros, ao mesmo tempo que se minimiza o seu uso por outras pessoas”.
Calantzopoulos revelou que se trata de “um passo importante” na medida em que muitos fumadores vão passar a encontrar “uma alternativa sem fumo” no mercado.
A PMI, que tem um futuro livre de fumo como objetivo de longo-prazo, estima que, desde o dia 31 de março de 2019, cerca de 7,3 milhões de fumadores adultos deixaram de fumar ou mudaram para o produto sem combustão da PMI.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com