[weglot_switcher]

PIB do Dubai cresce 2,8% no primeiro trimestre

O crescimento do Dubai no primeiro trimestre de 2023 é significativamente mais elevado do que o verificado em alguns dos países mais desenvolvidos do mundo.
10 Agosto 2023, 18h05

O Produto Interno Bruto (PIB) do Dubai cresceu 2,8% no primeiro trimestre do ano, em relação ao período homólogo do ano anterior, atingindo cerca de 30 mil milhões de euros, o que supera as taxas médias de crescimento global para o primeiro trimestre de 2023.

Todos os caminhos vão dar ao Dubai

O crescimento do Dubai no primeiro trimestre de 2023 é significativamente mais elevado do que o verificado em alguns dos países mais desenvolvidos do mundo.

Os dados emitidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) apontam para um crescimento ajustado de 1,6% para os países membros. A União Europeia (UE) apresentou um crescimento de 1,1%, enquanto a economia dos Estados Unidos da América cresceu 1,8% no mesmo período.

No Dubai o sector dos transportes e de armazenamento foi o que mais contribuiu para o crescimento global, com 48%, seguido do sector financeiro e dos seguros, que representou 15%, e o comércio, com 10%, revelam os dados da Data and Statistics Establishment da Dubai Digital Authority.

De acordo com estes dados o comércio grossista e retalhista continuou a ser o maior contribuinte para a economia, representando 22,9% do PIB, seguido do setor dos transportes, que representou 14,1%, para o qual o sub-setor do transporte aéreo teve maior contributo, especialmente pelo aumento da procura dos serviços das transportadoras do Dubai que cresceram 68% em passageiros no primeiro trimestre de 2023. As atividades imobiliárias cresceram 2,4%, contribuindo com 7,4% para a economia e 6% para o crescimento geral registado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.