PIB dos Estados Unidos recua 5% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos caiu 5% no primeiro trimestre de 2020, sob efeito da pandemia da Covid-19, de acordo com uma segunda estimativa divulgada esta quinta-feira pelo Departamento do Comércio.

Nova Iorque, Estados Unidos | Spencer Platt/Getty Images

A queda do PIB foi maior do que o referido inicialmente, uma vez que a primeira estimativa indicava uma contração a um ritmo anual de 4,8%.

Apesar de o primeiro trimestre refletir já parte do impacto da crise causada pela pandemia, os analistas antecipam que o recuo da economia será maior no segundo trimestre.

O Departamento do Comércio anunciou também que as encomendas de bens duradouros caíram 17,2%, em abril, a segunda redução mensal consecutiva, devido à paragem da atividade associada às medidas de confinamento para conter a pandemia de covid-19.

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 355 mil mortos e infetou mais de 5,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Os Estados Unidos são o país com mais mortos (mais de 100 mil) e mais casos de infeção confirmados (cerca de 1,7 milhões).

Recomendadas

BCE poderá recorrer ao programa de estímulos para combater alterações climáticas

A presidente do BCE sinalizou esta quarta-feira, em entrevista ao “Financial Times”, que a política monetária vai permanecer inalterada, depois d anúncio do pacote estímulos de emergência para o combate aos efeitos da pandemia.

Preço das casas na zona euro com maior subida homóloga desde 2007

O preço das casas na zona euro teve o maior aumento homólogo desde 2007 durante o primeiro trimestre, com Portugal a registar a maior subida trimestral e a quinta maior face a janeiro-março de 2019, segundo o Eurostat.

Centeno: O quadro institucional da supervisão “é menos limitado do que a prática que acabou por acontecer”

Questionado sobre a reforma da supervisão financeira, na qual esteve envolvido desde 2016, Mário Centeno afirmou ser “importantíssimo que o relacionamento entre os supervisores se altere”.
Comentários