[weglot_switcher]

Plataforma ajuda profissionais de saúde a encontrar alojamento para combater Covid-19

A plataforma tem ainda o apoio do Turismo de Portugal, que já disponibilizou 250 mil euros para apoiar o setor através dos custos de eletricidade, água, gás e limpeza das habitações temporárias dos profissionais.
24 Março 2020, 13h44

A plataforma ‘Rooms Against Covid-19’ do movimento de startups Tech4Covid19 está a disponibilizar mil ofertas de alojamento para os profissionais de saúde que não “queiram arriscar contagiar os seus familiares” ou aqueles que se encontrem deslocados do local de residência para combater o novo coronavírus.

Até ao momento, a plataforma indica que 130 profissionais já estão a utilizar este serviço e que já entraram 400 pedidos de alojamento. Em parceria com as empresas GuestCentric e JiJiffy, a ‘Rooms Against Covid-19’ está a procurar evitar a propagação do vírus, isolando médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica, técnicos e administrativos que se encontrem em perigo de exposição.

“Para dar resposta à crise atual, temos visto um empenho de todos os profissionais de saúde. De forma a assegurar o seu bem-estar e a segurança de todos os que os rodeiam, é necessário dar-lhes alternativas de alojamento e libertá-los de burocracias ou encargos. Queremos, com esta plataforma, aproveitar um dos pontos fortes de Portugal – o turismo -, que impulsionou a criação e oferta de novos alojamentos, e pô-los ao serviço do país”, defende Mário Mouraz, coordenador do projeto.

A ideia surgiu quando a necessidade de isolamento dos profissionais na linha da frente foi identificada. Um grupo de 100 pessoas recolheu uma lista de hotéis e unidades de alojamento local que, gratuitamente, disponibilizaram quartos para estes profissionais. Desta lista, já fazem parte as principais cadeias hoteleiras e alojamentos locais, com mil quartos em 15 hotéis e alojamentos.

A plataforma tem ainda o apoio do Turismo de Portugal, que já disponibilizou 250 mil euros para apoiar, através das associações do setor, proprietários de alojamentos e hotéis, os custos de eletricidade, água, gás e limpeza das habitações temporárias dos profissionais.

“O Turismo de Portugal lançou o movimento Turismo #PorTodos com foco naquelas que são as necessidades das empresas e dos colaboradores do setor, dos turistas, mas também dos cidadãos e residentes”, sustentou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, acrescentando que “esta ação traduz a solidariedade que a população manifesta àqueles que todos os dias trabalham no linha da frente desta batalha”.

Pedro Colaço, diretor-executivo da Guestcentric, sublinha que “a indústria do alojamento é das que mais está a ser afetada com esta pandemia”, mas que com a crença numa “indústria resiliente, imaginativa e eminentemente humana” é possível “planear com sucesso a recuperação”.

A todos os profissionais de saúde que procurem um local para permanecer, podem efetuar a reserva diretamente na plataforma ou contactar o projeto através da página de Facebook, sendo que os voluntários ficam responsáveis por encontrar um alojamento.

Também os proprietários de alojamentos locais e os donos de hotéis em Portugal podem fazer a inscrição para juntar mais quartos à plataforma ‘Rooms Against Covid-19’, para que os profissionais de saúde continuem o seu trabalho na luta contra o novo coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.