[weglot_switcher]

Polícia Judiciária abre 30 vagas para três áreas distintas

A Polícia Judiciária abriu 30 vagas para candidatos que se queiram inscrever, e tenham qualificações académicas, para o Laboratório de Polícia Científica, Unidade de Perícia Financeira e Contabilística e Unidade de Perícia Tecnológica e Informática.
  • Mário Cruz/Lusa
19 Janeiro 2021, 11h36

A Polícia Judiciária (PJ) abriu um total de 30 vagas para três áreas distintas cujo prazo final termina a 3 de fevereiro. Uma publicação em Diário da República indica que a PJ abriu 13 postos de trabalho da carreira de especialista de polícia científica para o Laboratório de Polícia Científica.

De acordo com publicação do aviso, seis destas vagas correspondem à área forense de Drogas e Toxicologia, uma na área forense de Biologia, duas na área forense de Balística, três nas áreas forenses de Documentos, Escrita Manual e Moeda e uma na área forense de Físico Química.

Para estes postos, a publicação indica que os candidatos devem ser titulares de um grau académico em diversas áreas que vão de Ciências Farmacêuticas, Química, Biologia, Engenharia Biomédica, Genética e Biotecnologia, Ciências Forenses e Criminais, Arqueologia, Ciências da Linguagem, Design e Tecnologia das Artes Gráficas, Linguística, Sociologia, Engenharia Química ou Engenharia Física.

Outra publicação indica ainda a abertura de um procedimento concursal para o “preenchimento de oito postos de trabalho da carreira de especialista de polícia científica da Polícia Judiciária para a Unidade de Perícia Financeira e Contabilística”. Para estes postos de trabalho, a PJ esclarece a obrigatoriedade de ser titular do grau académico de licenciatura em auditoria, contabilidade, fiscalidade, economia, gestão ou finanças.

A terceira e última publicação envolve nove postos de trabalho da carreira de especialista de polícia científica para a Unidade de Perícia Tecnológica e Informática, estando a PJ a pedir a titularidade de uma licenciatura de grau académico em Aeronáutica Militar, com especialidade de Engenharia Eletrotécnica, Ciência de Computadores, Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Engenharia de redes e Sistemas de Computadores, Engenharia de Telecomunicações e Informática, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores, Engenharia Eletrotécnica Militar, Gestão de Sistemas de Informação, Gestão de Sistemas e Computação, Informática Web, Segurança Informática em Redes de Computadores, Tecnologias da Informação, Web e Multimédia ou Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web.

Estes postos de trabalho “serão constituídos por nomeação, iniciando-se por um período experimental, após aprovação em curso de formação específica”, sendo ministrado pelo Instituto da Polícia Judiciária e Ciências Criminais (IPJCC), ou seja, os candidatos aceites para as 30 vagas existentes terão de frequentar obrigatoriamente o IPJCC.

Uma das medidas em vigor para estas candidaturas é que “os trabalhadores das carreiras especiais que concluam com sucesso o período experimental vinculam-se a permanecer em funções na PJ por um período mínimo de cinco anos após a aceitação da nomeação”. A Administração Pública adianta ainda nestas publicações das candidaturas que “enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar toda e qualquer forma de discriminação”.

Entre os requisitos gerais, os candidatos têm de “possuir nacionalidade portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, por convenção internacional ou por lei especial”, “possuir as habilitações académicas exigidas para o posto de trabalho a ocupar”, 18 anos de idade no momento da inscrição para a candidatura, “robustez física e perfil psicológico indispensáveis ao exercício das funções”, “não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar” e cumprir a vacinação obrigatória.

Estas vagas estão disponível para consulta na Bolsa de Emprego Público e na própria Polícia Judiciária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.