[weglot_switcher]

Politécnico de Lisboa vende imóveis de (pelo menos) 10 milhões para financiar nova Escola Superior de Dança

Os imóveis localizam-se nas ruas da Academia das Ciências e do Século, devendo a apresentação de candidaturas ser efetuada até às 17h00 de 19 de janeiro de 2023.
1 Janeiro 2023, 17h31

O Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) deu início esta semana ao processo de financiamento da futura Escola Superior de Dança com a publicação do anúncio público de venda dos imóveis no Bairro Alto de que é proprietário. Estão para venda “prédios urbanos sitos na Rua da Academia das Ciências, n.ºs 3 e 5, e na Rua do Século, n.ºs 89 a 93”.

A base de licitação é de 10 milhões de euros e as propostas devem ser apresentadas até ao dia 19 de janeiro de 2023, nos Serviços da Presidência do Instituto Politécnico de Lisboa.

“A adjudicação será efetuada segundo o critério da proposta com o valor mais elevado, tendo por referência o montante base (valor mínimo) no valor de dez milhões de euros”, informa o anúncio publicado no site do IPL.

“O procedimento que hoje se inicia é determinante para dar vida a um projeto sobre o qual o Politécnico de Lisboa tem vindo a trabalhar, em estreita articulação com a Escola Superior de Dança, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Direção-Geral do Ensino Superior”, afirmou na ocasião o vice-Presidente do Politécnico de Lisboa, António Belo.

Já Samuel Rego, Diretor da Escola Superior de Dança, espera que “a operação agora anunciada, e uma vez concretizada, crie as condições, no prazo mais curto possível, para que sejam iniciadas todas as diligências para cumprirmos um anseio que tem sido expresso pelos estudantes, docentes e não docentes da Escola: Dotarmos a ESD de instalações novas e mais adequadas, no campus de Benfica.”

A Escola Superior de Dança, que desde 1995 se encontrava instalada num edifício que integra, parcialmente, o Palácio Pombal, no centro histórico de Lisboa, foi forçada a sair em 2018 devido às más condições do edifício, encontrando-se temporariamente instalada no campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), que também integra o IPL.

“Tendo já sido aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior o programa preliminar do concurso público para a construção das novas instalações da ESD, concluído o processo de venda das antigas instalações no Bairro Alto, vai ser lançado o concurso para o projeto de arquitetura, sendo que o calendário de construção do novo edifício, depende das autorizações necessárias, emitidas pelas entidades competentes e previstas na Lei”, adianta o Politécnico de Lisboa.

Ainda segundo o IPL, a Escola Superior de Dança vai funcionar num espaço, construído de raíz “para dar resposta às necessidades específicas associadas ao ensino e investigação na área da dança, e concomitantemente, como um pólo de dinamização cultural na cidade de Lisboa, que vai permitir uma aproximação da comunidade ao ensino artístico, especificamente, na zona de Benfica”.

O projeto do novo campus da Escola de Dança junta-se ao projeto que está a decorrer relativo à construção do novo edifício do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), também no Campus de Benfica do IPL, que o Jornal Económico deu a conhecer em novembro de 2021. Este projeto aguarda decisão do Governo para alteração do valor de base do concurso de empreitada.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.