[weglot_switcher]

Políticas de emprego vão estar em debate na conferência promovida pelo JE e pela Multipessoal

Estarão presentes Pedro Marques, antigo secretário de Estado da Segurança Social; Joana Silva, diretora do PROSPER – Center of Economics for Prosperity da Católica Lisbon; João Proença, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e antigo secretário-geral da UGT; Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda; e André Ribeiro Pires, ‘chief operating officer’ da Multipessoal.
29 Junho 2021, 08h10

O Jornal Económico (JE), em conjunto com a empresa de recrutamento Multipessoal, vai promover uma webconference sobre “politicas públicas de emprego”, integrada num ciclo de conferências sobre a evolução da formação, do emprego e do mercado de trabalho em Portugal e as expectativas de desenvolvimento.

No centro deste debate estarão as políticas que devem ser definidas para o cumprimento dos objetivos acordados pela União Europeia, que também são de Portugal, de criar mais e melhor emprego, apesar do menor crescimento económico conseguido nos últimos anos.

O debate contará com a participação de Pedro Marques, eurodeputado do PS, ex-ministro do Planeamento e das Infraestruturas e antigo secretário de Estado da Segurança Social; Joana Silva, professora associada e diretora do PROSPER – Center of Economics for Prosperity da Católica Lisbon; João Proença, presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE e antigo secretário-geral da UGT; Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda; e André Ribeiro Pires, chief operating officer da Multipessoal. A moderação estará a cargo de Ricardo Santos Ferreira, editor do Jornal Económico.

A pandemia de Covid-19 criou um período de exceção, em que o foco das políticas públicas esteve concentrado nos apoios à preservação do emprego, dos rendimentos e à proteção social, que, segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, abrangeram cerca de um quarto da população.

O objetivo, agora, é superar a crise pandémica e olhar para o futuro. Assim, o que se procurará debater nesta conferência são os desafios que se colocam ao mercado de trabalho, a forma como as políticas de emprego podem ajudar a solucionar os constrangimentos detetados, qual o papel do empreendedorismo e como o quadro legislativo deve evoluir para garantir o cumprimento do objetivo de criação de emprego, mas com qualidade. Numa altura em que o país vai dispor de recursos europeus relevantes, pretende-se ainda discutir como poderão ser aproveitados para colmatar o que o primeiro-ministro definiu como “o maior défice estrutural do país”, que é. a falta de qualificações.

A conferência será transmitida através da plataforma JE TV e das contas do Jornal Económico nas principais redes sociais, a partir das 15h00 de quarta-feira, 30 de junho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.