As tarifas comerciais que o presidente norte-americano Donald Trump têm vindo a criar algumas dificuldades aos setores europeus, sendo que as esperanças de um alívio destas ajudaria os mercados a recuperar. Contudo, a falta de clareza e o ambiente geopolítico instável estão a pesar nas ações que dependem da força dos consumidores.
Entre os vários setores que são afetados por esta situação, destaca-se o do turismo, que depois de dois anos das empresas de viagens e lazer acumularem um aumento de 37% na Europa, vão agora cair 8,2%, tornando-se assim no pior setor do continente europeu.
Segundo o jornal “Cinco Dias”, as quedas das empresas deste setor agravaram-se à medida que os Estados Unidos foram agravando as suas sanções comerciais. Do valor máximo registado em fevereiro, o setor já perdeu 11,5%.
As maiores quedas deram-se durante o mês de março, tendo o setor das viagens e turismo caído já 9,5%, estando próximo de atingir o seu pior saldo mensal desde junho de 2022.
As últimas semanas têm sido desgastantes para os investidores, que têm sido bombardeados com constantes receios económicos, desde a guerra comercial de Trump, receios de uma recessão económica, redução das perspetivas empresariais, aumento da incerteza económica, conflito geopolítico e as questões com a defesa. Todos estes fatores têm contribuído para uma descida deste setor.
Nem todas as empresas foram afetadas da mesma forma, enquanto as companhias aéreas Ryanair e Lufthansa escaparam às descidas, a empresa de catering Sodexo, a empresa de cruzeiros Carnival e a hoteleira Intercontinental não conseguiram escapar às perdas.
Apesar deste sentimento negativo na Europa, em Portugal as previsões para este setor são outras. Segundo os profissionais do turismo, é esperado que este ano o setor cresça para 33 milhões de hóspedes e 6.500 milhões de euros em proveitos.
As expetativas portuguesas também apontam para um crescimento dos turistas norte-americanos no país, sendo que em 2024 Portugal recebeu 2,29 milhões de turistas norte-americanos, sendo este o quarto maior país emissor de turistas.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com