O impacto que a nuvem causou no mundo da tecnologia é inegável. Foi saudado o “novo normal”. No entanto, algumas organizações estão ainda reticentes em adotar a nuvem na sua infraestrutura atual. Na verdade, um quarto das organizações ainda não tem confiança no que a nuvem tem para oferecer e, embora existam muitas razões para tal, a ideia recorrente é que a nuvem não é segura.

Isto não surpreende. Circulam diariamente notícias sobre organizações que sofrem ataques de hackers que invadiram a nuvem e se infiltraram nas defesas de segurança da empresa. Para ser mais preciso, quase 70% das organizações no Reino Unido foram atingidas por um ataque cibernético em 2018. No entanto, o que muitos líderes empresariais não compreendem é que a nuvem é o melhor lugar para mitigar o risco de uma violação de segurança.

Na verdade, a nuvem é inerentemente mais segura que um ambiente on-premises, uma vez que fornece um centro de dados e uma arquitetura de rede criados para responder aos requisitos das organizações de todo o mundo que são mais sensíveis à segurança. Com o fornecedor de nuvem adequado, os clientes podem escalar e inovar, beneficiando em simultâneo de um nível excecionalmente elevado de proteção.

Segurança como padrão

Para os fornecedores de nuvem, a segurança é a principal prioridade; na verdade, toda a infraestrutura é concebida com a segurança em mente. E, ao contrário de muitas infraestruturas on-premises, a segurança na nuvem é desenhada para responder aos requisitos das organizações mais sensíveis à segurança.

Além disso, a infraestrutura em nuvem é monitorizada 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados dos clientes. O que significa que, independentemente da dimensão da empresa ou do valor do investimento em nuvem, não há um local mais seguro para alojar dados e workloads.

Funcionalidades de segurança

Os fornecedores de nuvem têm uma perspetiva única do cenário global de ameaças. Como protegem milhões de empresas em todo o mundo, dispõem de uma visão inigualável das falhas de segurança nos diferentes setores e regiões geográficas. Este conhecimento permite que desenvolvam constantemente os seus serviços de segurança para ajudar os clientes a lidar com os riscos mais relevantes para seus setores e casos de utilização específicos.

Desde a gestão de firewalls, deteção de ameaças até à gestão de acesso à classificação de dados confidenciais – os melhores fornecedores de nuvem têm centenas de serviços concebidos para reforçar a postura de segurança. Além de que os serviços de nuvem mais amplos são desenvolvidos com segurança integrada para garantir que os dados estão protegidos em todos os pontos.

Automação

Uma das maiores ameaças de segurança não é oriunda de criminosos cibernéticos, mas sim dos próprios colaboradores de uma empresa. É por isso que a AWS acredita que os melhores fornecedores de nuvem são os que investem intensivamente em soluções de segurança automatizadas que eliminam tarefas manuais e reduzem a margem de erro humano. Isto também reduz a pressão sobre as equipas de segurança, libertando-as para se concentrarem em iniciativas mais estratégicas.

Aqui, novamente, a nuvem pode oferecer um nível de segurança mais alto do que as infraestruturas on-premises; os fornecedores de nuvem têm os recursos para investir em IA, machine learning e lógica matemática. Para os clientes, significa um fluxo constante de serviços de tecnologia de ponta, como a deteção automatizada de configurações incorretas que podem expor dados vulneráveis.

‘Compliance’

Há uma tendência para novos padrões de compliance, mais rigorosos em relação à privacidade dos dados, como se demonstra com a introdução do RGPD na Europa e do Cloud Act nos EUA. Como tal, ter políticas adequadas para proteger os dados nunca foi tão importante. Aqui a nuvem também assume um papel importante, permitindo que os clientes automatizem os controlos de governance e simplifiquem os processos de auditoria e deteção de violações de dados.

Ao selecionar um parceiro na nuvem que possa suportar a compliance com regulações, a nível global e regional, as organizações podem usufruir de um outro nível de suporte e conhecimento proativos, que poderiam ser disponibilizados num ambiente on-premises.

A infraestrutura de nuvem é desenvolvida com os mais elevados níveis de segurança disponíveis, um fato crucial para clientes de setores preocupados com a segurança, como o setor público e os serviços financeiros. No entanto, a segurança não é a única razão para transitar para a nuvem. Esta mudança também pode oferecer poupanças significativas.

Em vez de investir mais na otimização de centros de dados, servidores e organizações, a nuvem permite que migrem para um modelo OpEx, onde escalam a utilização de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, os ambientes de desenvolvimento e de teste são tipicamente usados apenas oito horas por dia, durante uma semana de trabalho. Ao pagar por estes recursos apenas quando são utilizados, as organizações podem registar potenciais poupanças na ordem dos 75% (40 horas versus 168 horas). Com esta opção, podem otimizar os custos, gerir eficazmente recursos e maximizar o desempenho da nuvem.

Eficiência

A nuvem não reduz apenas custos como também aumenta a produtividade, o que por sua vez torna as organizações mais eficientes. Armazenar dados na nuvem, por oposição aos ambientes on-premises, significa que os dados podem ser acedidos em qualquer parte do mundo e a qualquer momento. Tal permite que os funcionários trabalhem de forma mais colaborativa, e até significa que as organizações podem procurar benefícios adicionais para os seus colaboradores, tais como horário flexível ou trabalhar a partir de casa.

Escalabilidade

A nuvem também oferece às empresas a oportunidade de escalar, aumentando ou diminuindo as suas necessidades, sempre que o desejarem. Não há limites: podem ser adicionados ou removidos recursos para responder às exigências dos negócios em mudança, à medida que necessitam. O que permite que as organizações reajam com mais rapidez e flexibilidade às necessidades, suas ou dos seus clientes.

A AWS garante a segurança na nuvem com um centro de dados e uma arquitetura de rede construída para responder aos requisitos das organizações mais sensíveis. Também permite aos clientes escalar e inovar, mantendo sempre um ambiente seguro. Os clientes pagam apenas pelos serviços que utilizam, o que significa que podem ter a infraestrutura e a segurança que precisam, mas sem as despesas iniciais e a um custo menor do que num ambiente on-premises.