Porque têm as empresas de produtos de consumo de se transformar em empresas de soluções de consumo?

Nestes últimos meses temos tido o privilégio de estar com cada vez mais empresas que estão a tentar formar relações diretas com os consumidores, obrigando desta forma a que o retalho tenha a necessidade de redefinir o seu propósito e encontrar novas formas de criar valor.

Nestes últimos meses temos tido o privilégio de estar com cada vez mais empresas que estão a tentar formar relações diretas com os consumidores, obrigando desta forma a que o retalho tenha a necessidade de redefinir o seu propósito e encontrar novas formas de criar valor.

O digital criou novas formas para as startups venderem produtos de consumo diretamente ao consumidor final. Desde as lâminas de barbear à beleza feminina, estas estão a ultrapassar os retalhistas e a ganhar quota de mercado às tradicionais empresas de produtos de consumo.

O retalho online tem visto a sua percentagem nas vendas totais de retalho a aumentar em todos os países. Mas acreditamos que, apesar de o impacto estar a ser altamente disruptivo, este é apenas o início de uma mudança muito maior e radical.

E se os ativos digitais se tornassem a norma, em vez dos produtos físicos? Os consumidores poderiam então utilizar código fonte digital e tecnologias de produção caseiras, tais como a impressão 3D, para produzirem por si mesmos os seus produtos finais.

Todos nós poderíamos produzir a nossa própria escova dos dentes, desenhada para a forma única da nossa boca. Sensores digitais recolheriam e partilhariam os nossos dados de higiene dentária com designers na empresa de produtos de consumo, a qual os utilizaria para produzir de forma mais eficaz a nossa próxima escova de dentes. Poderíamos produzir uma nova a cada dia, na nossa própria casa de banho. Em vez de comprar um produto (uma escova de dentes) subscreveríamos uma solução personalizada e otimizada de saúde dentária.

É com esta perspetiva e baseado em metodologias de Design Centrado em Pessoas, que temos vindo a trabalhar com diversas empresas de produtos de consumo e retalhistas para compreender como algumas das assunções fundamentais que definiram a indústria nas últimas décadas estão a mudar, e o que isto significa para as empresas hoje. Irá o digital transformar as empresas de produtos de consumo em empresas de soluções de consumo? E qual o impacto desta transformação nos retalhistas?

Hoje, muitos de nós já escolheram possuir menos, com as subscrições a tornarem-se a norma em muitas das áreas da nossa vida. Pagamos para ter acesso a música e automóvel, e no futuro iremos fazer o mesmo com roupas e gadgets. Não serão tanto os objetos que possuímos que nos conferirão status, mas sim as experiências que teremos.

De uma coisa estamos certo… as necessidades dos consumidores estão a mudar e o mundo do retalho que os serve tem também de mudar. As empresas que estão a liderar esta transformação irão usar a tecnologia e os dados para se tornarem parte da vida dos consumidores, oferecendo-lhes muito mais do que apenas produtos… oferecendo-lhes soluções.

Ler mais
Recomendadas

Novos avanços da digitalização no setor Agroalimentar

A digitalização está a ganhar maturidade no setor agroalimentar, resultando no desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto em toda a cadeia de valor. Com efeito, as empresas líderes estão já a passar da fase de sensorização para uma fase de desenvolvimento de algoritmos avançados baseados em “inteligência artificial” para vários fins: aumentar a produtividade agrícola, […]

Internacionalização das empresas portuguesas

Os Estados Unidos da América (EUA) são, atualmente, um dos parceiros comerciais de referência de Portugal, tendo as relações económicas entre estes dois países vindo a atingir máximos históricos nos últimos anos. Com efeito, perante alguns anos de contexto macroeconómico interno desfavorável, as empresas portuguesas tornaram-se cada vez menos avessas à internacionalização, tendo apostado na […]

Blockchain, o novo “carimbo” do Estado?

Será certamente uma opinião consensual que a transformação digital não só já está em curso mas, mais do que isso, já está enraizada na vida de muitos, sobretudo dos que são nativos em tecnologia, gerações que desde de sempre usam formas de interagir digitais, a geração da Internet, da TV por cabo, dos smartphones, das […]
Comentários