[weglot_switcher]

Porsche com um lucro operacional de 6,77 mil milhões de euros

A marca de automóveis de luxo registou um crescimento de 27% no lucro no ano passado e este ano espera atingir um retorno operacional sobre as vendas de mais de 20%.
13 Março 2023, 14h28

A fabricante de automóveis de luxo Porsche, registou um lucro recorde em 2022 e emitiu uma perspetiva ambiciosa de longo prazo com um retorno sobre as vendas de 20%, segundo avança o jornal “CNBC”.

Segundo dados da empresa o lucro operacional aumentou 27% para 6,77 mil milhões de euros no ano passado, tendo as entregas crescido 2,6% para 309.884 unidades.

O CEO da Porsche, Oliver Blume afirmou que 2022 foi um ano “com muito sucesso”, tendo a marca registado um recorde de vendas, receitas e lucro operacional e uma margem de lucro de 18%. Oliver Blume afirma que em termos de preços a marca considera-os muito importantes principalmente “devido ao nosso posicionamento de luxo, podemos chegar a um nível de preços muito positivo. Estamos a aumentar os preços continuamente, não estamos a andar para cima e para baixo e temos uma estratégia de preços muito clara”.

Lutz Meschke, vice-presidente da marca, afirmou que “caso as condições economicamente desafiadoras não se intensifiquem significativamente, esperamos um retorno operacional do grupo sobre as vendas para o exercício financeiro de 2023 na faixa dos 17% a 19%”. E acrescenta que ” no longo prazo, pretendemos um retorno operacional do grupo sobre as vendas de mais de 20%”.

As receitas de vendas da marca variam entre os 40 e os 42 mil milhões de dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.