Porta 65 Jovem tem candidaturas abertas até 4 de outubro

O programa serve para os jovens até aos 35 anos arrendarem casa e receber uma percentagem do valor da renda. O objetivo da Porta 65 Jovem é promover a emancipação dos jovens e a dinamização do mercado de arrendamento.

Cristina Bernardo

Começou uma nova fase de candidaturas ao programa de apoio Porta 65 Jovem. O programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem arrancou na passada segunda-feira, 16 de setembro, e termina no dia 4 de outubro.

O programa serve para os jovens até aos 35 anos arrendarem casa e receber uma percentagem do valor da renda. O objetivo da Porta 65 Jovem é promover a emancipação dos jovens e a dinamização do mercado de arrendamento.

Podem candidatar-se casais legalmente casados ou em união de facto, sendo que um dos elementos pode ter até 37 anos. Os colegas de faculdade que vivam juntos e partilhem casa podem candidatar-se ao programa desde que se trate de uma habitação permanente.

A renda que os jovens entre os 18 e 35 anos paguem não pode ultrapassar a renda máxima admitida na zona onde está localizada a habitação e tem de estar em concordância com a tipologia da habitação. O valor da renda não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado familiar.

Para se candidatarem ao programa de arrendamento jovem, os candidatos devem ser titulares do contrato de arrendamento e a morada fiscal de todos os membros do agregados tem de ser a da casa que vai ser financiada pelo programa.

Nenhum dos jovens arrendatários pode ser parente do senhorio nem proprietário, além que o rendimento mensal do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima permitida para cada zona, nem exceder o salário mínimo.

Este apoio financeiro não pode ser acumulado com outro apoio financeiro público à habitação, nem ter dívidas do programa do Incentivo ao Arrendamento Jovem ou Porta 65 Jovem. A candidatura aprovada tem a duração de 12 meses e pode ser prolongado por um período máximo de cinco anos.

Respostas rápidas: Porta 65 arranca hoje. Sabe como pode candidatar-se?

Ler mais

Relacionadas

Respostas rápidas: Porta 65 arranca hoje. Sabe como pode candidatar-se?

As candidaturas ao Porta 65 começam esta terça-feira e decorrem até 21 de maio. Saiba que documentos deve apresentar para se candidatar.
Recomendadas

Falta de liquidez é o principal fator que leva cotadas a abandonar a bolsa portuguesa, diz a OCDE

A OCDE sublinha que, nas últimas duas décadas, o número de empresas cotadas na bolsa de valores portuguesa diminuiu em dois terços, de 148 para 55, resultado de uma queda no número de novas listagens e um grande número de empresas que deixaram o mercado de ações através de cancelamentos de registo.

Bruxelas diz que exclusão de viajantes europeus na União Europeia é inaceitável

“Se isto estiver a acontecer, teremos de analisar o que poderá ser feito. São claras situações discriminatórias que, por princípio, não são aceitáveis”, declarou em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas, o comissário europeu dos Direitos Sociais, Nicolas Schmit.

Comissão Europeia “otimista” sobre rápida retoma económica em Portugal

A Comissão Europeia diz estar “razoavelmente otimista” sobre uma “rápida recuperação” económica de Portugal após a crise gerada pela covid-19 e considera que a forma como o país “controlou” a pandemia beneficiará a retoma do turismo este verão.
Comentários