Porta 65 Jovem tem candidaturas abertas até 4 de outubro

O programa serve para os jovens até aos 35 anos arrendarem casa e receber uma percentagem do valor da renda. O objetivo da Porta 65 Jovem é promover a emancipação dos jovens e a dinamização do mercado de arrendamento.

Cristina Bernardo

Começou uma nova fase de candidaturas ao programa de apoio Porta 65 Jovem. O programa de apoio financeiro ao arrendamento jovem arrancou na passada segunda-feira, 16 de setembro, e termina no dia 4 de outubro.

O programa serve para os jovens até aos 35 anos arrendarem casa e receber uma percentagem do valor da renda. O objetivo da Porta 65 Jovem é promover a emancipação dos jovens e a dinamização do mercado de arrendamento.

Podem candidatar-se casais legalmente casados ou em união de facto, sendo que um dos elementos pode ter até 37 anos. Os colegas de faculdade que vivam juntos e partilhem casa podem candidatar-se ao programa desde que se trate de uma habitação permanente.

A renda que os jovens entre os 18 e 35 anos paguem não pode ultrapassar a renda máxima admitida na zona onde está localizada a habitação e tem de estar em concordância com a tipologia da habitação. O valor da renda não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado familiar.

Para se candidatarem ao programa de arrendamento jovem, os candidatos devem ser titulares do contrato de arrendamento e a morada fiscal de todos os membros do agregados tem de ser a da casa que vai ser financiada pelo programa.

Nenhum dos jovens arrendatários pode ser parente do senhorio nem proprietário, além que o rendimento mensal do agregado não pode ser superior a quatro vezes o valor da renda máxima permitida para cada zona, nem exceder o salário mínimo.

Este apoio financeiro não pode ser acumulado com outro apoio financeiro público à habitação, nem ter dívidas do programa do Incentivo ao Arrendamento Jovem ou Porta 65 Jovem. A candidatura aprovada tem a duração de 12 meses e pode ser prolongado por um período máximo de cinco anos.

Respostas rápidas: Porta 65 arranca hoje. Sabe como pode candidatar-se?

Ler mais
Relacionadas

Respostas rápidas: Porta 65 arranca hoje. Sabe como pode candidatar-se?

As candidaturas ao Porta 65 começam esta terça-feira e decorrem até 21 de maio. Saiba que documentos deve apresentar para se candidatar.
Recomendadas

Vistos gold: mais brasileiros e menos chineses

Desde janeiro foram concedidos 176 vistos gold a brasileiros. No top 5 estão ainda turcos, norte-americanos e russos.

Catalunha: esquerda independentista tenta controlar violência organizada

A polícia está surpreendida com a eficácia e a resistência dos manifestantes e teme que Barcelona acabe por ser um polo de atração internacional.

Portugal é o terceiro país da UE com menor percentagem de jovens

“Retrato de Portugal na Europa”, lançado neste domingo pela Pordata, destaca posição relativa de Portugal em 11 áreas, da demografia aos indicadores macroeconómicos.
Comentários