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Portal da Queixa recebe cerca de sete mil reclamações por mês

A popular plataforma tecnológica de denúncias verificou um aumento exponencial de acessos. Cada vez mais, os portugueses recorrem ao Portal da Queixa para denunciar o modo como empresas e entidades tratam os seus clientes na oferta de produtos e serviços.
6 Janeiro 2018, 17h00

O Portal da Queixa, a maior rede social de consumidores online do País, recebe, em média, 7.000 reclamações por mês, a maioria das quais visa as operadoras de telecomunicações, empresas de transporte e logística e entidades públicas. Considerado com uma espécie de “livro de reclamações” da era digital, esta plataforma regista já dois milhões de visitas.

No balanço que faz à sua actividade o Portal da Queixa frisa que “veio mudar o paradigma das reclamações em Portugal”. A prova, diz, “é o aumento exponencial de portugueses que recorre à plataforma para registar de forma fácil, rápida e gratuita uma queixa”

Desde 2009, ano da sua criação, já registou mais de 130 mil queixas. De acordo com os responsáveis desta plataforma,  “o crescimento, de 200% ao ano, atesta o Portal da Queixa como um autêntico caso de sucesso”.  Já as páginas visitas/mês totalizam já os dois milhões.

Para além do crescimento no número de denúncias efectuadas, esta plataforma tecnológica – que tem como principal missão dinamizar o contacto entre consumidores e aproximar ambas as partes – já conta com 168 mil utilizadores registados e quase 4.000 marcas e entidades públicas aderentes.

Considerado como um canal online pioneiro no serviço prestado e reconhecido como uma referência nacional em matéria de consumo, o Portal da Queixa é apontado com “uma espécie de livro de reclamações moderno”. A sua actividade permite fomentar a literacia dos cidadão ao nível do consumo, criar um espaço interativo à troca de soluções e experiências, bem como r comparar as marcas do mercado com base num Índice de Satisfação e, sobretudo, por promover um útil serviço público informativo com base na divulgação diária de informações relevantes – legislação, notícias, alertas de burlas – para os consumidores.

Assim, o Portal da Queixa é uma espécie de “livro de reclamações” da era digital, um portal onde podem ser feitas reclamações e onde os utilizadores podem ajudar-se uns aos outros em alguns casos particulares.

 

Como o projeto surgiu em 2009

À frente deste projeto pioneiro no País e, único na Europa, está Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa. Este responsável conta como, em 2009, teve uma visão inovadora: “enquanto consumidor, deparei-me com uma reclamação não resolvida, através dos canais tradicionais da marca, e identifiquei de imediato aí uma lacuna. Surgiu, assim, ideia de criar uma solução que fosse ao encontro das necessidades e respostas dos consumidores e que, simultaneamente, pudesse assegurar a boa imagem e reputação das marcas”.

Segundo Pedro Lourenço, o passo seguinte passou por criar uma equipa com um “forte know-how em tecnologia digital, aproveitando o pulsar, na altura, das redes sociais e antecipando a mudança no perfil do consumidor (com mais acesso a informação online, mais curioso e participativo, mais ativo e reativo)”. Estavam assim criados os pilares, conclui, para apostar num canal online que “inovasse o panorama nacional em matéria do consumo, aproximando os consumidores das marcas”, realçando que, desde então, cada vez mais, os portugueses procuram a solução para as suas reclamações através das plataformas online.

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