Foram contabilizadas mais de mil reclamações contra o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) em 2020 no Portal da Queixa, de acordo com comunicado deste portal. Dificuldades no agendamento, atrasos na entrega de documentos e mau atendimento foram os principais motivos de reclamação.
O Portal da Queixa, através de um comunicado a que Jornal Económico teve acesso, informa que “continua a observar um aumento do número de reclamações dirigidas ao SEF”. Em 2020, as queixas contra o SED aumentaram 26% face a 2019.
A página do SEF no Portal da Queixa é o reflexo da insatisfação dos consumidores que procuram o serviço, uma vez que, apresenta um ‘Índice de Satisfação’ de apenas 17.1 em 100 e, nos últimos 12 meses, tem uma taxa de resposta cifrada em 16.6% e uma taxa de solução de 17.5%.
Pedro Lourenço, presidente executivo do Portal da Queixa, afirma que “inevitavelmente, a falta de resposta do SEF às reclamações gera uma reputação negativa do serviço e do próprio organismo, mesmo com o Portal da Queixa a oferecer todas as suas funcionalidades de forma gratuita para as entidades públicas, a fim de promover a confiança nos serviços públicos. Instituições como o IMT, IEFP, Câmaras Municipais de Lisboa e Setúbal já utilizam o Portal da Queixa desta forma”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com