O ano de 2019 registou um recorde no número de reclamações apresentadas no Portal da Queixa. O número ultrapassou as 100 mil reclamações, alcançando assim uma média de 275 queixas diárias. Assim, e de acordo com o portal, este é o sexto ano consecutivo de crescimento, continuando a somar reclamações dos consumidores portugueses.
O ano passado, o Portal da Queixa recebeu um total de 101.033 reclamações enquanto em 2018 foram recebidas 88.763, significando um aumento de 13,82% em relação aos dois anos. “Este crescimento não significa que os portugueses passaram a reclamar mais, mas verifica-se que estão mais digitais, optando pela comodidade e a facilidade de comunicar com as marcas através do Portal da Queixa”, aponta.
As categorias que receberam mais reclamações ao longo de 2019 foram ‘Comunicações, TV e Media’, ‘Correio, Transporte e Logística’, ‘Serviços de Administração Pública’, ‘Transportes públicos’ e ‘Comércio de Tecnologia’.
Categoria | 2018 | 2019 | % |
Comunicações, TV e Media | 11.181 | 11.270 | 0,80% |
Correio, Transporte e Logística | 8.335 | 10.647 | 27,74% |
Serviços de Administração Pública | 7.059 | 10.647 | 30,10% |
Transportes Públicos | 4.801 | 9.184 | 22,37% |
Comércio de Tecnologia | 3.846 | 5.875 | 25,85% |
Bancos, Financeiras e Pagamentos | 2.804 | 4.840 | 36,09% |
Água, Eletricidade e Gás | 3.809 | 3.522 | -7,53% |
Comércio de Moda e Vestuário | 1.908 | 3.179 | 66,61% |
Hotéis, Viagens e Turismo | 2.629 | 2.989 | 13,69% |
Seguradoras | 2.130 | 2.661 | 24,93% |
Hiper e Supermercados | 1.629 | 2.045 | 25,54% |
Saúde | 1.610 | 1.883 | 16,96% |
“Em 2019, o principal motivo de reclamações foi relativo ao comércio eletrónico em toda a sua dimensão, contrariando a tendência dos últimos anos relativa às operadoras de telecomunicações”, afirma o Portal da Queixa.
A categoria de comunicações foi a que mais reclamações registou em 2019, tal como aconteceu no ano anterior. Assim, as operadoras de televisão, net e telefone são o principal alvo das queixas dos portugueses, totalizando 10.384 reclamações.
A operadora que verificou o maior número de queixas foi a Meo, com um total de 4.675 reclamações, embora tenha registado uma quebra de 12,17% em relação ao ano anterior. Por sua vez, a Vodafone observou o maior aumento nas reclamações, com um acréscimo de 39,02% em comparação com 2018, enquanto a TDT verificou a maior queda nas reclamações, com 44,12%.
Relativamente ao correio, que somaram 10.647 reclamações, um dos problemas identificados pelos consumidores é as entregas das encomendas e o tempo que estas demoram a chegar ao destinatário. Os CTT foram a empresa com mais reclamações de 2019, contabilizando 6.293 queixas. Ainda assim, a marca que mais cresceu em número de reclamações foi a MRW.
Os serviços públicos verificaram um aumento de 30% de queixas em comparação com 2018, totalizando 9.184 reclamações. Os atrasos nos pagamentos das pensões, as reclamações à ADSE, as dificuldades de agendamento no SEF, da emissão das cartas de condução no IMT, das licenças de TVDE e dos cartões ADR geraram a maior parte das reclamações nos serviços do Estado.
A categoria dos transportes públicos recebeu 5.875 reclamações em 2019 devido aos atrasos, supressões e greves. Em comparação com 2018, verificou-se um aumento de 30% no número de reclamações, tendo sido a TST a registar o maior aumento de reclamações, contrariando o menor número da SMTUC, que ainda assim observou o maior aumento percentual. Por outro lado, a CP que começou o ano com um aumento de reclamações em 82% face ao período homólogo, por motivo de atrasos, conseguiu reduzir as reclamações no segundo semestre de 2019, registando uma quebra de 7% em absoluto.
As operadoras de TVDE observaram um aumento abrupto no número de reclamações, com as queixas na Kapten a crescerem 6.200% em comparação a 2018. Os táxis verificaram uma quebra de 9% nas reclamações em 2019.
No comércio de tecnologias destacam-se as queixas contra a Worten, que continuam a ser superiores às dos concorrentes diretos. Ainda assim, o maior aumento percentual verificou existir na Media Markt, com um crescimento de 69% em relação a 2018.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com