A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) assinaram recentemente um protocolo de intenções com a PortosRio, entidade gestora dos portos públicos do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
Este passo marca o início de uma nova fase de cooperação técnica, científica e comercial entre os portos de Portugal e do Brasil.
O acordo tem como objetivo promover a inovação, a transição energética e o desenvolvimento sustentável, através da partilha de conhecimento e da criação de projetos conjuntos que reforcem a economia azul e o comércio marítimo no espaço lusófono.
Os principais eixos de atuação incluem a troca de informações sobre gestão portuária, logística, tecnologias verdes e capacitação de recursos humanos. Para tal, estão previstas reuniões periódicas, visitas técnicas e participação conjunta em eventos internacionais do setor portuário.
Carlos Correia, Presidente do Conselho de Administração da APL e da APSS, sublinhou a importância da partilha de conhecimento e a intensificação das relações comerciais e logísticas entre os portos envolvidos.
Francisco Martins, Diretor-Presidente da PortosRio, destacou que esta parceria estratégica é um passo fundamental para estreitar laços entre Brasil e Portugal na área portuária, focando na inovação e sustentabilidade.
Como resultado imediato da parceria, uma comitiva portuguesa visitou o Porto do Rio de Janeiro, onde conheceu o Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária e os principais terminais de carga, incluindo o terminal de contentores MultiRio.
Este protocolo representa um avanço na internacionalização dos portos portugueses, reforçando a posição de Portugal como uma plataforma atlântica de referência no setor portuário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com