Os últimos resultados de concursos do Horizonte Europa, programa fundamental da UE para o financiamento da investigação e da inovação, revelam que 152 entidades em Portugal captaram 73,4 milhões de euros para financiar 124 projetos nas áreas de Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva; Segurança Civil para a Sociedade; Digital, Indústria e Espaço e Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente.
As entidades portuguesas apresentaram 756 propostas, das quais 124 foram aprovadas, constituindo uma taxa média de sucesso de 17,6%, superior à média europeia de 14,8%. Das propostas aprovadas, apenas 18 têm coordenação nacional.
Este financiamento europeu será para desenvolver projetos que abrangem desde sistemas inteligentes para promoção da literacia (iRead4Skills, coordenado pela Universidade Nova de Lisboa), comunidades inclusivas (TRANS-Lighthouses, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), combate ao crime grave e terrorismo (TENSOR, Polícia Judiciária), segurança civil (IMPROVE e Ceasefire, Polícia de Segurança Pública) e cibersegurança (AI4CYBER, Hospital de Espírito Santo de Évora), tecnologias quânticas (QIA, Associação Portuguese Quantum Institute), indústria cinematográfica (CRESCINE, Universidade Lusófona com a participação do Cinetoscópio), sistemas 6G (Hexa-X-II, UBIWHERE), a muitos outros.
“Estes resultados confirmam a boa performance portuguesa no Horizonte Europa. Das 152 entidades que angariaram financiamento, 12 receberam pela primeira vez financiamento em programas de apoio europeus, o que significa que estamos a conseguir diversificar a nossa participação e a aumentar a nossa competitividade nestes programas”, disse a presidente da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com