[weglot_switcher]

Portugal conquista medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática

Portugal participa neste evento desde 1992. A 31ª edição deste concurso realizou-se no Azerbaijão.
18 Agosto 2019, 13h40

De 4 a 10 de agosto, a cidade de Baku, no Azerbaijão, recebeu a 31ª edição das Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), onde 329 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões demonstraram o seu talento na programação. As provas decorreram em dois dias, com competições de cinco horas e três problemas diários que colocaram à prova os conhecimentos informáticos e algorítmicos de todos os participantes.

Portugal participa neste evento desde 1992, enviando os seus melhores alunos seleccionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática, organizadas pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Este ano a delegação portuguesa foi constituída pelos alunos Kevin Pucci (aluno do 12º ano do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, de Chaves), David Nassauer (aluno do 12º ano da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa), Pedro Dias (12º ano da Escola Alemã de Lisboa) e Ricardo Antunes (11º ano do Agrupamento de Escolas de Castro Verde (11º ano do Externato Marista de Lisboa), sendo liderada professor Pedro Ribeiro (Team Leader – Universidade do Porto), coadjuvado por Gonçalo Paredes (Deputy Leader – aluno de Ciência de Computadores no DCC/FCUP, Universidade do Porto).

Os resultados alcançados corresponderam às expectativas da delegação portuguesa, com a conquista do aluno Kevin Pucci de mais uma medalha de prata para Portugal, a segunda na história do nosso país nesta competição.

Os melhores alunos portugueses participaram ainda no CIIC (Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação), com a obtenção de uma medalha de ouro (Kevin Pucci), duas medalhas de prata (Diogo Nogueira e Pedro Dias) e três medalhas de bronze (André Guimarães, David Nassauer e Paulo Cortesão).

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.