[weglot_switcher]

Portugal “dificilmente” ultrapassaria crise sem a UE, defende presidente do Montepio Crédito

Pedro Gouveia Alves lembra que cerca de dois terços das exportações portuguesas vão para Estados-membros da UE e que Portugal tem beneficiado muito dos acordos comunitários, mas ainda há espaço para Portugal se afirmar.
  • Cristina Bernardo
29 Outubro 2019, 19h18

O presidente do Montepio Crédito, Pedro Gouveia Alves, afirmou esta terça-feira que se Portugal não pertencesse à União Europeia (UE) dificilmente ultrapassaria a crise financeira. Pedro Gouveia Alves lembra que cerca de dois terços das exportações portuguesas vão para Estados-membros da UE e que Portugal tem beneficiado muito dos acordos comunitários, mas ainda há espaço para Portugal se afirmar.

“O que seria de Portugal durante o período de assistência financeira se não estivéssemos na UE? Teríamos certamente um problema do qual dificilmente nos livraríamos nas próximas décadas”, afirmou Pedro Gouveia Alves, num debate sobre “Portugal e o Futuro da União Europeia” no ciclo de conversas mensais “30 a 3” promovido pelo Jornal Económico e pelo Montepio Crédito.

Assumindo-se como um europeísta convicto, Pedro Gouveia Alves defendeu que estar na União Europeia traz “mais benefícios do que riscos ou entraves ao desenvolvimento dos países per si“. Exemplo disso, indica, são as exportações nacionais, que em mais cerca de dois terços são escoadas para os mercados comunitários.

Pedro Gouveia Alves salienta, no entanto, que é preciso uma maior “defesa de Portugal no espaço europeu e de uma intervenção ativa no espaço europeu” e que é importante não olhar para “a Europa como um dado adquirido”. O presidente do Montepio Crédito nota que a saída do Reino Unido da UE vai penalizar Portugal e é preciso encontrar uma forma alternativa para Portugal se afirmar.

“Temos de dizermos o que queremos. Esse é o grande desafio do atual Governo”, indica.

“Portugal e o Futuro da União Europeia” foi a quarta de seis conversas mensais promovidas pelo Jornal Económico e pelo Montepio Crédito, que visa visam promover o debate e o esclarecimento público sobre os grandes temas decisivos para o futuro de Portugal.

Nas três edições já realizadas foram abordados outros temas como o setor do turismo em Portugal, o universo da emergente Indústria 4.0 e ainda o dossier da liderança.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.