Portugal e TAP registam dos maiores crescimentos de voos na Europa

Lentamente, os aviões voltam a cruzar os céus de Portugal. A TAP registou o segundo maior crescimento de voos entre as companhias europeias, e Portugal foi o país com maior crescimento no número de voos a descolar e a aterrar.

TAP Portugal

Os céus de Portugal voltam lentamente a ter aviões depois da quebra provocada pela pandemia da Covid-19

A TAP está a descolar lentamente depois da pandemia da Covid-19 e registou o segundo maior crescimento percentual entre as companhias aéreas europeias.

No dia 2 de agosto, domingo passado, a companhia registou 152 voos no ar, mais 81% face a 19 de julho, também um domingo. Os dados foram divulgados pela Eurocontrol esta terça-feira, organização europeia para a segurança da navegação aérea, que conta com 41 países membros.

A empresa portuguesa só é superada pelo crescimento da Easyjet: mais 96% para 1.064 voos. O pódio fica completo com a finlandesa Finnair O/Y com uma subida de 44% com 134 voos.

Seguem-se a turca Pegasus (+43%), a espanhola Iberia (42%), e a também espanhola Vueling e a alemã Eurowings (ambas com um crescimento de 38%). Wizz Air

Em termos absolutos, a irlandesa de baixo custo Ryanair lidera o ranking com 1.882 voos, seguida pela britânica Easyjet (1.064 voos) e a Turkish Airlines (698 voos).

Segue-se a Air France (561 voos), a companhia aérea húngara Wizz Air (548 voos) e a alemã Lufthansa (494 voos).

Depois de uma paragem quase total a partir de março devido à pandemia da Covid-19, com o cancelamento de quase todos os seus voos para os 90 destinos em que opera, a TAP anunciou recentemente que vai retomar 66 rotas em agosto e 76 em setembro, o equivalente a 40% dos voos pré-Covid.

Pelo meio da pandemia, a TAP perdeu um dos seus acionistas, David Neeleman, teve a maior parte do seu pessoal em regime de layoff, viu o Estado reforçar a sua posição para mais de 70%, obteve um empréstimo de mais de 900 milhões de euros do Estado,  perdeu o seu presidente executivo (Antonoaldo Neves) e ganhou um interino (Ramiro Sequeira), e prepara-se elaborar um plano de reestruturação que tem de ser autorizado pela Comissão Europeia até ao final do ano.

A Eurocontrol, sediada em Bruxelas, também analisou os países que registam mais tráfego aéreo no dia 3 de agosto, segunda-feira, em comparação com 20 de julho, também segunda-feira.

Neste ranking, Portugal registou o maior crescimento percentual, com uma subida de 38% para 726 voos.

Segue-se o Reino Unido com uma subida de 34%, a Turquia (29% para 1.587 voos).

Em termos absolutos, o Reino Unido registou o maior número de voos (2.865), seguido da Alemanha (2.818), Espanha (2.648), França (2.580) e Itália (2.226 voos).

A pandemia da Covid-19 afetou seriamente o tráfego aéreo em Portugal, com uma queda de mais de 50% no primeiro semestre, num total de 179.542 voos.

Com a pandemia da Covid-19 a entrar em força em Portugal em março, os aviões começaram a ficar em terra a partir de março quando foi registada uma quebra de 35%, seguindo-se abril (-94%), maio (-92%) e junho (-92%), segundo os dados da NAV.

Ler mais
Relacionadas
TAP Portugal

TAP: Tribunal rejeita providência cautelar para travar empréstimo do Estado

O tribunal decidiu não avançar com o processo iniciado pela Associação Comercial do Porto que visava travar a injeção de liquidez do Estado que pode vir a atingir os 1.200 milhões de euros.

TAP adere ao apoio à retoma progressiva e reduz horário entre 20% a 70%

A decisão surge no âmbito do Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva que prevê um mecanismo de redução do horário de trabalho para todos os trabalhadores, não estando prevista a figura de suspensão do contrato de trabalho.

TAP retoma 66 rotas em agosto e 76 em setembro

Em agosto, a TAP vai oferecer 18 voos semanais para  o Brasil, 20 voos para seis destinos na América do Norte, 44 voos para nove destinos em África, 329 voos para 30 cidades na Europa e 126 voos para seis aeroportos nacionais. O Porto vai passar a contar em agosto com  ligações a Ponta Delgada, Rio de Janeiro, Newark, Londres, Milão e  Zurique, que se juntam às ligações a Paris, Luxemburgo e ao Funchal repostas em julho.

TAP garante que “cumpre toda a legislação” sobre direitos dos passageiros

“A TAP cumpre todos os regulamentos e legislação aplicáveis”, salienta a companhia aérea portuguesa numa resposta escrita enviada à agência Lusa.

Covid-19: Bruxelas pede investigação aos direitos dos passageiros na TAP

“Cabe às autoridades portuguesas responsáveis pela defesa dos consumidores investigar e verificar se se registaram práticas concorrenciais desleais”, afirmou em entrevista à agência Lusa, em Bruxelas, o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders.

TAP. Pedro Nuno Santos quer CEO interino em “breve” e garante que Antonoaldo Neves está de saída

O ministro espera que a TAP escolha “em breve” o presidente executivo temporário que vali liderar a companhia aérea até ser escolhido o líder definitivo, para o qual vai contratar uma consultora de recursos humanos internacional com o objetivo de escolher a nova equipa de gestão.

TAP vai contratar consultora e banco de investimento para o processo de reestruturação

A TAP tem até janeiro de 2021 para apresentar em Bruxelas o seu plano de reestruturação, que terá de ter luz verde por parte da Comissão Europeia. A reestruturação da empresa é imposta por Bruxelas, por a companhia não ter capacidade financeira para pagar de volta o empréstimo do Estado, que pode chegar aos 1.200 milhões de euros, no espaço de seis meses.

TAP vai contratar consultora de recursos humanos para fazer a “avaliação” dos gestores da empresa

O ministro das Infraestruturas explicou que o objetivo é ficar a conhecer quais as competências e experiência dos gestores da companhia aérea antes do processo de reestruturação.
Recomendadas

Governo prepara novas linhas de financiamento às exportações

O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que está em Milão na maior feira de calçado do mundo, vai colocar verbas do Portugal 2020 à disposição das empresas para a promoção da presença digital nos mercados internacionais.

Liberty cria ecossistema na ‘cloud’ pública

Construir um seguro à medida de cada um e uma oferta personalizável é o objetivo da Liberty Seguros com um novo ecossistema, afirma Alexandre Ramos, da área tecnológica da companhia.

Juíza trava proibição da WeChat nos Estados Unidos

Depois da chinesa Tik Tok, agora é a vez da aplicação de mensagens ver o bloqueio ser impedido, neste caso, pela justiça norte-americana.
Comentários