Portugal em 19.º lugar na empregabilidade de licenciados

Portugal tem uma taxa de 85,9% de empregabilidade de recém-licenciados, em 19.º lugar de uma tabela liderada por Malta (96,7%) e ligeiramente acima da média da União Europeia (UE 85,5%), segundo o Eurostat.

Hugo Correia/Reuters

Os dados divulgados esta quinta-feira, 4 de julho, pelo gabinete estatístico europeu, relativos a 2018, mostram que 85,9% dos estudantes – com idade entre os 20 e os 34 anos – que nos três anos anteriores concluíram o ensino superior conseguiram entrar no mercado de trabalho.

A taxa de empregabilidade mais alta foi registada em Malta (96,7%), seguindo-se a Holanda (94,8%), a Alemanha (94,3%) e o Luxemburgo (94,0%).

No fundo da tabela, com taxas abaixo dos 80% estão a Espanha (77,9%), a Croácia (75,2%), a Itália (62,8%) e a Grécia (59,0%).

Segundo o Eurostat, a média da UE subiu 0,6 pontos percentuais face a 2017, mas ficou 1,4 pontos abaixo do máximo de 86,9%, registado em 2008.

Recomendadas

Movimento cívico alerta para consequências da exploração de lítio na Serra d’Arga

A ação, promovida pelo Movimento de Defesa do Ambiente e Património do Alto Minho, pretende sensibilizar para a “calamidade da exploração mineira massiva” na serra d’Arga e “parar” um projeto que “põe em causa 20%” daquele território.
greve_motoristas_materias_perigosas_camionistas_3

Fisco suaviza regras da tributação autónoma das ajudas de custo pagas por transportadoras

Numa informação vinculativa agora publicada, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) precisa que “sendo tais gastos [as ajudas de custo] efetivamente faturados aos clientes (ainda que por inclusão no montante total debitado) não ficam sujeitos à tributação autónoma”, prevista no Código do IRC.

Aluguer de quartos: preços médios sobem mas procura não se ressente

“Este estudo aponta uma tendência clara: apesar da notória subida do preço médio dos quartos para arrendar, a procura não parece ressentir-se. Antes pelo contrário”, sublinha Andreia Pacheco, brand manager do OLX Portugal.
Comentários