A abertura em fevereiro de 2019 de um concurso para financiar projetos em copromoção entre empresas e entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação, marca o início no terreno da terceira fase das parcerias internacionais de Portugal com as universidades norte-americanas.
O anúncio do concurso foi feito em terras lusas e, também, esta semana nos Estados Unidos, durante a visita do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior às três universidades envolvidas na Global Science and Technology Partnerships Portugal: Carnegie Mellon, MIT e UT Austin.
Manuel Heitor, que se fez acompanhar dos mais altos responsáveis do sistema de investigação e inovação, entre os quais Paulo Ferrão, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), aprofundou novas oportunidades de colaboração entre Portugal e aquelas universidades, no âmbito da parceria.
O concurso, lançado pelo Portugal2020, Agência Nacional de Inovação e FCT, tem um orçamento previsto de 18 milhões de euros e garante às empresas portuguesas o apoio de instituições de investigação e desenvolvimento nacionais e a experiência e o conhecimento das universidades norte-americanas. A meta é permitir que as empresas nacionais assegurem “o papel de dinamizadoras das redes e de projetos colaborativos”, de forma a poderem liderar “o processo de modernização do tecido económico e reforçar o ecossistema de inovação”.
Os projetos deverão igualmente contribuir para o desenvolvimento ou consolidação, se for o caso, de parcerias com investigadores da Universidade de Carnegie Mellon, do MIT e da Universidade do Texas, em Austin, em várias áreas do conhecimento.
Podem candidatar-se projetos em copromoção liderados por empresas portuguesas em parceria com entidades académicas e também portuguesas que contribuam para consolidar a iniciativa intergovernamental “Atlantic Interactions”. As candidaturas podem ser submetidas através do Balcão de Portugal 2020.
A Global Science and Technology Partnerships Portugal, conhecida pela abreviatura GoPortugal, foi rubricada em 2018 e estende-se até 2030. Tem como objetivo estimular o desenvolvimento científico e empresarial, promover a afirmação de Portugal no mundo através da valorização científica e económica de uma agenda inovadora sobre “Interações Atlânticas” e atrair financiamento nacional e internacional em diversas áreas do conhecimento.
Nesta nova fase da parceria, Manuel Heitor espera também aumentar a criação de emprego qualificado e atrair recursos humanos internacionais para Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com