[weglot_switcher]

Portugal no centro do plano de expansão da Brico Depôt Iberia

A loja de Lisboa será a quarta no país, confirmando o plano de crescimento previsto, bem como o objetivo de ter uma rede de lojas de proximidade.
22 Junho 2023, 10h14

Após os resultados positivos obtidos nos últimos anos pelas lojas portuguesas, 11,3% (2021 vs 2022) e 45,6% (2019 vs 2022) LFL a três anos, segundo a organização, a Brico Depôt Iberia, que trabalha no segmento da construção, renovações e bricolage, “reafirma os seus planos de investimento no mercado nacional com a abertura de uma nova loja e futuros investimentos no país”, refere em comunicado.

A empresa encontra-se em processo de expansão e, no próximo ano, abrirá uma nova loja no país, nomeadamente na área metropolitana de Lisboa. A loja de Lisboa será a quarta da Brico Depôt em Portugal, após a abertura da sua primeira loja em 2014. “A empresa mantém o seu compromisso com o país graças à excelente resposta do mercado, com as vendas a registarem um crescimento de dois dígitos nos últimos anos”.

Perante a rápida evolução dos hábitos de bricolage e das preferências de compra dos consumidores, a Brico Depôt Iberia acelerou o crescimento das suas vendas através do canal de vendas online. Desde 2020 que a empresa tem feito uma forte aposta no comércio eletrónico.

O crescimento deste canal levou também a Brico Depôt a criar serviços para agilizar a compra, como por exemplo o serviço Click&Collect “através do qual os clientes compram online e em apenas 30 minutos têm a sua compra disponível em loja”.

Mais recentemente, em novembro de 2022, a Brico Depôt lançou o seu modelo de marketplace, simultaneamente em Portugal e Espanha. “Esta plataforma, integrada no seu próprio comércio eletrónico, permitiu à marca quase triplicar a sua oferta de produtos em seis meses, passando de 12 mil para as atuais 35 mil referências. Além disso, a Brico Depôt está atualmente a redesenhar a sua experiência de compra omnicanal com o desenvolvimento de uma nova app que agregará vendas digitais, vendas em loja e programa de fidelização, com lançamento previsto para breve”.

A nova loja Brico Depôt em Portugal terá a mesma configuração das restantes lojas Brico Depôt existentes no país. Com uma área de seis mil m2 e mais dois mil m2 dedicados exclusivamente à venda de materiais de construção, a nova loja terá à venda cerca de 15 mil produtos e materiais para a renovação da casa, tanto de marcas próprias como de marcas internacionais.

“Espera-se que esta nova loja seja a primeira da estratégia de expansão da marca, com mais aberturas planeadas para os próximos anos”, refere o comunicado. A estratégia comercial passa ainda pela existência de um clube de fidelização, que “garante que os clientes são recompensados pelo que compram e o nosso marketplace assegura que temos todos os produtos que os nossos clientes necessitam para concluir os seus projetos”, afirma Mike Foulds, CEO da Brico Depôt Iberia, citado pelo comunicado.

Além disso, “a nossa intenção é continuar a abrir lojas no país, de forma a atingir o objetivo de os nossos clientes terem uma das nossas lojas não a mais de 30 minutos das suas casas. Ao mesmo tempo que queremos reforçar a atual proposta de entrega em todo o país, oferecendo produtos online com Click & Collect em 30 minutos”, reforça este responsável.

A abertura desta quarta loja coincidirá com o décimo aniversário da Brico Depôt em Portugal, em 2024. Este ano, a Brico Depôt está a celebrar 20 anos em Espanha, duas décadas durante as quais a empresa abriu 28 lojas, empregando mais de dois mil colaboradores. A empresa tem atualmente cerca de 2.200 colaboradores e 31 lojas em Espanha e Portugal e sede em Barcelona. Faz parte da Kingfisher plc, empresa internacional líder na Europa na área das renovações. Em 2022, Brico Depôt Iberia lançou a sua Fundação “para ajudar a melhorar e reparar casas em mau estado em Espanha e Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.