Portugal no ‘top3’ dos países com menor investimento

O investimento público na Europa tem caído nos últimos anos e Portugal não é excepção. A Formação Bruta de Capital Fixo das administrações públicas está abaixo da média da União Europeia e da zona euro e este ano o Governo tem como meta 2,3% do PIB. Segundo cálculos do Jornal Económico, a partir de dados da AMECO, este ano o investimento público em Portugal deverá ser o terceiro mais baixo da União Europeia. Apenas Itália e Espanha deverão registar um investimento menor.

Recomendadas

Infografia | Assembleia torna oficial a nova era de Stilwell na EDP

Os acionistas da EDP optaram pela continuidade e pela promoção interna. Esta terça-feira deverão confirmar, em assembleia-geral, Miguel Stilwell de Andrade como CEO para o triénio 2021-2023, depois de este ter exercido o cargo de forma interina desde a suspensão de António Mexia em julho. A expetativa é de execução da estratégia lançada pelo antecessor: mais ‘verde’, mais global e a crescer com base na rotação de ativos.

Barómetro ACEGE: Apoios à TAP e empresas afetadas pela pandemia preocupam empresários

Respostas dos empresários e gestores associados do barómetro de janeiro da ACEGE, numa parceria com o Jornal Económico, a Rádio Renascença e a Netsonda, revelam preocupação com efeitos da Covid-19. Mas também sinais de otimismo quanto à evolução das suas empresas e à manutenção dos postos de trabalho.

Infografia | Depois da tempestade, o regresso ao crescimento

O ano de 2020 marcou uma queda abrupta na taxa de crescimento da economia portuguesa, devido à crise provocada pela pandemia, mas 2021 já deverá ser de retoma, ainda que gradual. As projeções das principais instituições nacionais e internacionais variam entre uma expansão de 1,7% e 6,5% para a totalidade deste ano, com diferentes estimativas para as várias componentes do PIB. O consumo e as exportações deverão puxar pela recuperação de uma economia demasiado penalizada pela quebra do turismo.
Comentários