Portugal no ‘top3’ dos países com menor investimento

O investimento público na Europa tem caído nos últimos anos e Portugal não é excepção. A Formação Bruta de Capital Fixo das administrações públicas está abaixo da média da União Europeia e da zona euro e este ano o Governo tem como meta 2,3% do PIB. Segundo cálculos do Jornal Económico, a partir de dados da AMECO, este ano o investimento público em Portugal deverá ser o terceiro mais baixo da União Europeia. Apenas Itália e Espanha deverão registar um investimento menor.

Recomendadas

Infografia | A pandemia deu febre aos ‘stocks’ de dívida pública

A crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 não é uma crise das dívidas soberanas, mas obrigou os governos das economias desenvolvidas a aumentar a alavancagem em 2020. Os gastos com as medidas de proteção ou estímulo vão impedir, na maioria dos casos, um regresso aos níveis pré-pandemia já em 2021.

Infografia | Resposta à pandemia de covid-19 garante subida de despesa na “linha da frente”

Despesa pública sai reforçada nos ministérios da Saúde e da Solidariedade, mais afetados pela crise sanitária, tal como na Educação, no Ensino Superior e também as Infraestruturas e Habitação. Num Orçamento do Estado sem grandes novidades para as pastas económicas, a maior necessidade de contenção também passa pelas que têm funções de soberania, como a Defesa, Justiça, Administração Interna e Negócios Estrangeiros.
Comentários