[weglot_switcher]

Portugal precisa de 75 mil imigrantes por ano para manter população ativa

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos revela que para manter os atuais 10,4 milhões de residentes em Portugal, seriam precisos 47 mil novos imigrantes por ano no país. No que diz respeito a população ativa, seriam necessárias 75 mil pessoas.
22 Maio 2017, 10h26

A diminuição da população ativa em Portugal é um assunto discutido tanto por investigadores como pela Assembleia da República. O país precisaria de 75 mil novos imigrantes adultos por ano para manter a população ativa atual, segundo o estudo “Migrações e sustentabilidade demográfica”, editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O estudo, que será apresentado esta tarde na Reitoria da Universidade de Lisboa, defende que o Governo adote medidas urgentes, numa altura em que o Parlamento discute alterações à Lei da Imigração, segundo escreve esta segunda-feira o Diário de Notícias. A investigação incidiu sobre a compensação da diminuição nos nascimentos através da imigração.

“Os países desenvolvidos precisam de entradas, caso contrário vamos ter uma demografia desequilibrada”, explica o sociólogo e coordenador do estudo, João Peixoto, citado pelo DN. “Portugal precisa de manter as pessoas, de recuperar as que saíram e atrair novos habitantes.” Os investigadores concluíram que sem novos imigrantes, Portugal poderá enfrentar uma “crise demográfica grave”, ou seja, menos de 2,6 milhões de pessoas em 2060.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.