[weglot_switcher]

Portugal recebeu mais de 6 mil toneladas de lixo “perigoso” de Itália

Análise feita aos resíduos em território português revela níveis inaceitáveis de “carbono orgânico dissolvido”.
3 Dezembro 2016, 15h02

A Comissão Europeia alerta para o risco de o lixo italiano importado por Portugal ser perigoso. Até agora o país já recebeu mais de seis mil toneladas de resíduos vindos de Itália, onde o negócio do lixo aparece associado à máfia, mas há mais que pode estar a caminho.

Segundo informação avançada pela RTP, o lixo só entrou em Portugal porque vinha descrito como lixo urbano considerado não perigoso. No entanto, um relatório encomendado pela Inspeção-Geral do Ambiente veio confirmar as seis mil toneladas de lixo têm uma concentração de carbono orgânico dissolvido acima de mil miligramas por quilograma de matéria seca, que pode ser considerado “perigoso”.

A entidade portuguesa responsável por receber estes resíduos é o CITRI (Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais), sediado em Setúbal, que por uma questão de segurança, comprometeu-se a manter o lixo suspeito em quarentena até os resultados serem esclarecidos.

As análises feitas em maio em Itália, cinco meses antes de o lixo ser enviado de barco para Portugal, indicam que não foi encontrado qualquer indício de que os resíduos processados fossem perigosos, podendo estes serem vendidos em segurança, de acordo com as diretivas comunitárias.

No entanto, o Governo de António Costa tem dúvidas e por isso proibiu a deposição em aterro dos resíduos, que estão agora numa célula reservada do CITRI. Segundo imagens a que a RTP teve acesso, o lixo está amontoado na rua, com os fardos sujeitos a degradação.

Atualmente o Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, que importou lixo italiano que lhe poderá permitir faturar milhões de euros, é liderado pelo ex-secretário de Estado do Ambiente do PSD, Pedro Afonso Paulo.

A incapacidade de Itália em tratar os resíduos sólidos gerados pela atividade humana está a obrigar o país a exportar toneladas de lixo que precisa urgentemente de tratamento. Entre os países autorizados a receber esse lixo estão Portugal, Espanha, Bulgária e Roménia.

O Governo de Itália já foi multado pelo Tribunal Europeu por não conseguir dar cumprimento às regras comunitárias, ficando obrigado a pagar 120 mil euros de multa por dia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.