[weglot_switcher]

Portugal rendeu perto de 500 milhões de euros em dividendos a Isabel dos Santos

A filha do ex-presidente de Angola começou os grandes investimentos em Portugal em dezembro de 2005, na Galp Energia.
  • Tiago Petinga/Lusa
17 Fevereiro 2020, 08h25

A empresária angolana Isabel dos Santos encaixou 494 milhões de euros com os negócios em Portugal, revela o jornal “Público” na edição desta segunda-feira. A filha do ex-presidente de Angola começou os grandes investimentos em Portugal em dezembro de 2005, na Galp Energia.

Em circunstâncias normais (sem contas arrestadas), Isabel dos Santos saberia amanhã e quinta-feira quanto é que iria receber em dividendos este ano das suas participações tanto na petrolífera como na operadora de telecomunicações Nos, tendo em conta que as duas cotadas irão apresentar resultados.

O dinheiro somar-se-ia aos 239 milhões de euros já recebidos da Galp, aos 189 milhões de euros da Zon/Nos e aos 66 milhões de euros do BPI.

Curiosamente, o valor é semelhante ao que a empresária angolana deve aos bancos nacionais. Segundo o “Expresso”, Isabel dos Santos deve 570 milhões de euros às instituições bancárias portuguesas, levando o Banco de Portugal a pedir a bancos e auditores para avaliarem se todos os financiamentos estão cobertos por imparidades.

Segundo o semanário da Impresa, 13 bancos concederam créditos à filha do ex-presidente de Angola, mas três bancos concentram a maior parte da dívida. O regulador bancário já terá pedido a todas as instituições uma atualização sobre todos os financiamentos, assim como aos auditores externos para verificarem a adequação dos níveis de imparidades.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.