O programa Portugal Sou Eu vai estar na 61.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA), que decorre entre 7 e 15 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, com 28 empresas aderentes dos setores da alimentação, bebidas e artesanato. “A participação do Portugal Sou Eu na FNA tem como principal objetivo apoiar as empresas aderentes e promover a produção com valor acrescentado gerado em Portugal. O espaço Portugal Sou Eu na FNA é uma montra da excelência empresarial portuguesa e evidencia o impacto positivo do selo Portugal Sou Eu na notoriedade dos produtos e serviços aderentes”, refere ao JE Luís Miguel Ribeiro, presidente do conselho de administração da AEP, entidade coordenadora do Portugal Sou Eu.
Ao lado das empresas aderentes, o Portugal Sou Eu “continua a desempenhar um papel determinante na valorização da oferta nacional, contribuindo para uma economia mais competitiva, sustentável e centrada no consumo responsável. A presença de 28 empresas aderentes na FNA reflete a confiança crescente no Portugal Sou Eu e o empenho do programa em criar condições para que os produtos portugueses ganhem maior visibilidade e preferência junto dos consumidores”, disse ainda.
O espaço Portugal Sou Eu será palco de diversas iniciativas, incluindo degustações e showcookings, promovendo o contacto direto com produtos nacionais com o selo do programa. Na Nave A (Salão Prazer de Provar), os visitantes poderão conhecer uma seleção de produtos portugueses com o selo Portugal Sou Eu. A Mercadona, enquanto empresa aderente, dinamiza o espaço com sessões de showcooking protagonizadas pela chef Tia Cátia. Paralelamente, na Nave C, dedicada ao artesanato, estarão presentes unidades produtivas artesanais aderentes ao Portugal Sou Eu, que irão demonstrar técnicas tradicionais ao vivo, valorizando o saber-fazer nacional.
O programa Portugal Sou Eu conta com mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de duas mil já concluíram o processo de adesão. Mais de mil estabelecimentos possuem o estatuto de Estabelecimento Aderente. O selo já foi atribuído a mais de 19.500 produtos e serviços, que representam, no conjunto, um volume de negócios superior a 12 mil milhões de euros. 57% das empresas aderentes são do setor alimentar e de bebidas e 23% estão ligadas à atividade artesanal.
Este ano, a FNA destaca-se pela temática das biosoluções, refletindo a aposta do setor agrícola na inovação e sustentabilidade, com enfoque na redução do impacto ambiental, maior eficiência na utilização da água e promoção da biodiversidade.
O programa Portugal Sou Eu foi lançado em dezembro de 2012 pelo Governo de Portugal para dinamizar a competitividade das empresas portuguesas, promover o equilíbrio da balança comercial, combater o desemprego e contribuir para o crescimento sustentado da economia. Dirigido ao setor Primário, Indústria, Serviços, Artesanato, Comércio a Retalho e por Grosso, Restauração e Alojamento com Restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal.
São várias as figuras públicas – que aceitaram o convite do Ministério da Economia para serem Embaixadoras do Portugal Sou Eu – que contribuem com o seu testemunho para divulgar o programa: Carlos Coelho, Carolina Piteira, Cláudia Vieira, Cristina Ferreira, Cuca Roseta, D.A.M.A, Fátima Lopes, Fernanda Freitas, Fernando Gomes, Filipa Gomes, Gonçalo Gago da Câmara, Henrique Sá Pessoa, Inês Castel Branco, José Luís Peixoto, Júlio Isidro, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Luís Buchinho, Luís Onofre, Nelson Évora, Rosa Mota e Vítor Sobral.
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