[weglot_switcher]

Portugal tem a maior reserva de lítio na Europa Ocidental

A descoberta foi feita na Mina do Barroso, no concelho de Vila Real, onde a empresa mineira britânica Savannah Resources garante haver pelo menos 14 milhões de toneladas de minério.
  • Extração de Lítio
3 Maio 2018, 09h36

A empresa mineira Savannah Resources descobriu em Portugal a maior reserva de espodumena (um dos minérios de onde se extrai lítio) da Europa Ocidental. A descoberta foi feita na Mina do Barroso, no concelho de Vila Real, onde a empresa britânica garante haver pelo menos 14 milhões de toneladas do minério, segundo noticia esta quinta-feira o Diário de Notícias.

“Acreditamos que a Mina do Barroso tem a maior reserva de espodumena da Europa ocidental”, refere uma nota, a que o DN teve acesso. A quantidade representa mais do dobro do estimado inicialmente pela Savannah, que iniciou os trabalhos de procura por reservas de lítio em Portugal, em maio de 2017.

“Acreditamos que a Mina do Barroso tem o potencial para ser uma peça-chave na cadeia de valor emergente do lítio na Europa, e que poderá ajudar no processo de transação das fabricantes automóveis europeias para a produção de veículos elétricos”, afirmou David Archer, CEO da Savannah, citado pelo diário.

O lítio é um metal essencial para a produção de baterias e, numa altura em que o mundo enfrenta um desafio ambiental e energético sem precedentes, o Governo português já afirmou pretender atrair investidores estrangeiros para potenciar a produção de baterias.

Em março, o secretário de Estado da Indústria disse à agência Lusa que Portugal “tem reservas de lítio muito consideráveis”, sendo mesmo “dos países do mundo que mais reservas de lítio tem”. “Estamos a dar conta do nosso potencial, porque o lítio é cada vez mais procurado, precisamente para as baterias, para a mobilidade elétrica, mas também para outros aspetos, como a indústria do vidro”, referiu então Jorge Seguro Sanches.

Portugal é um dos países líderes mundiais no campo das energias renováveis ao nível da produção de eletricidade, sendo o lítio uma das matérias-primas que podem potenciar a possibilidade de produção de baterias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.