Com a vitória de Donald Trump nas eleições de 2024, muitos americanos, especialmente aqueles dos estados de Washington, Oregon e Colorado, têm considerado uma mudança para Portugal como forma de procurar um novo estilo de vida e evitar o clima político polarizado nos Estados Unidos. Foi notícia, o aumento de pesquisas web por informações sobre a imigração para Portugal, facto que não é, de todo, surpreendente.
Com uma qualidade de vida elevada, clima agradável e uma cultura acolhedora, o país oferece vantagens significativas para aqueles que procuram um novo lar, além de um bom clima fiscal e processos de relocation relativamente simples.
Portugal é conhecido há muito como um destino popular para expatriados, que procuram o país pela sua estabilidade, segurança, clima e custo de vida mais acessível comparativamente com outros destinos análogos. Além disso, para este estatuto de Portugal lá fora muito contribuíram os esforços para tornar o país atrativo para investidores e aposentados internacionais, com regimes de residência flexíveis (Golden Visa) e incentivos fiscais que aumentaram o poder de compra de pensionistas e profissionais altamente qualificados (RNH).
Apesar do fim dos tradicionais Vistos Gold, Portugal continua a prever uma gama variada de vistos que atendem a diferentes perfis de imigrantes, desde reformados, investidores e trabalhadores remotos. Embora com novas regras, o Golden Visa ainda existe e permite a obtenção de residência mediante investimento. Continua a ser uma opção para aqueles que desejam fazer investimentos de capital noutros setores estratégicos no país que não o imobiliário. As dificuldades residem, no entanto, na tramitação deste tipo de autorizações de residência pela atual AIMA, que há muito deixou de ser tão célere quanto se anunciava.
Portugal tem ainda uma vasta rede de convenções internacionais para evitar a dupla tributação, e tem criado incentivos fiscais com vista a tornar mais atrativos os investimentos de capital no país.
Além de atratividade fiscal e migratória, Portugal tem-se destacado pela oferta de educação de cariz internacional, executive education, pela complementaridade entre serviços privados e públicos de saúde, ampla oferta cultural, turística e gastronómica. Em comparação com o custo de vida em cidades americanas, muitas regiões de Portugal oferecem uma vida confortável e com custos acessíveis, além de segurança e estabilidade.
Para os americanos descontentes com o clima político e social atual nos EUA, Portugal representa uma opção viável e atrativa para um recomeço. Quer se trate de investir, viver uma reforma tranquila ou simplesmente aproveitar a qualidade de vida que o país oferece, Portugal continua a destacar-se como uma porta aberta na Europa.
Com o regresso de Donald Trump à Casa Branca, o potencial de Portugal como destino para americanos nunca foi tão evidente e os números do investimento externo estrangeiro proveniente dos EUA demonstram isso mesmo. Uma combinação de políticas de imigração favoráveis, incentivos fiscais e uma boa qualidade de vida, o país atrai cada vez mais aqueles que buscam um novo lar onde se respire tolerância, segurança e democracia. De preferência, à beira-mar plantado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com