[weglot_switcher]

Portugal vai enviar avião da TAP para o Peru para repatriar portugueses

O avião com capacidade para transportar 298 passageiros vai repatriar cidadãos portugueses e também de 17 outras nacionalidades deste país da América do Sul.
24 Março 2020, 11h14

Portugal vai enviar um avião da TAP para o Peru para repatriar cidadãos portugueses que se encontram neste país, anunciou hoje o ministério da Administração Interna.

O avião com capacidade para transportar 298 passageiros vai repatriar cidadãos portugueses e também de 17 outras nacionalidades deste país da América do Sul.

Segundo a tutela, Portugal enviou na segunda-feira o seu “segundo pedido de apoio ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil para repatriamento de portugueses em países estrangeiros, neste caso do Peru”.

“O primeiro pedido de cofinanciamento comunitário destinou-se ao transporte – de Marselha para Lisboa – dos portugueses retirados da cidade chinesa de Wuhan e realizado por uma aeronave da Força Aérea Portuguesa”, de acordo com o comunicado.

O Governo diz que “Portugal está a participar no processo comum de aquisição de máscaras, óculos, ventiladores e kits de teste através do referido Mecanismo Europeu de Proteção Civil”.

“Importa recordar que Portugal foi dos últimos países europeus a ser afetado por esta pandemia. Neste quadro, um eventual pedido de assistência no âmbito do Mecanismo Europeu deverá ter em conta que a maioria dos restantes países já se encontra em situação crítica e a capacidade de entreajuda fica substancialmente afetada”, diz o ministério de Eduardo Cabrita.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.