[weglot_switcher]

Portugal vai ganhar 700 megawatts de nova potência solar em 2021

O país deverá fechar o próximo ano com um total de 1,5 gigawatts de potência solar fotovoltaica, prevê o Governo no OE 2021.
13 Outubro 2020, 08h01

Portugal vai ganhar 700 megawatts (MW) de nova potência solar em 2021. Com esta nova capacidade, o país chega ao final do próximo ano com um total de 1,5 gigawatts de energia solar fotovoltaica.

“Entrada em funcionamento mais de 700 MW de nova capacidade de energia solar fotovoltaica, fruto de licenças atribuídas desde 2016, com o objetivo de atingir um total de 1,5 GW de energia solar fotovoltaica em funcionamento no Sistema Elétrico Nacional (SEN) até final de 2021”, pode-se ler na proposta do Orçamento do Estado para 2021, entregue ontem pelo Governo no Parlamento.

Ao mesmo tempo, o Governo disse que quer “prosseguir com o modelo de leilões de energias renováveis com vista ao cumprimento dos objetivos fixados no PNEC 2030 e na Estratégia Nacional para o Hidrogénio, garantindo transparência e competitividade”. Recorde-se que já tiveram lugar dois leilões para atribuição de pontos de ligação à rede para centrais solares, que atribuíram um total de dois gigawatts de potência.

No próximo ano, o executivo também prevê lançar um concurso público para adjudicar 10 megawatts de solar fotovoltaico em regime de autoconsumo, ou comunidade de energia, “para edifícios da Administração Pública Central assegurando o início do(s) projeto(s) até final de 2021, em linha com os objetivos do ECO.AP”.

Para 2021, o Governo  sublinha que quer “fomentar sistemas híbridos, que otimizam investimentos já realizados na rede e que, através da combinação de diferentes fontes de energia renovável complementares, como por exemplo solar e eólica ou solar e hídrica, constituem uma forma particularmente eficiente de aumentar a capacidade renovável instalada”.

Sobre o hidrogénio, o executivo destaca que quer “prosseguir com o desenvolvimento de um ecossistema que promova um mercado nacional de hidrogénio, incluindo a legislação e regulamentação, segurança, standards, inovação e desenvolvimento, com o objetivo de tornar o hidrogénio numa das soluções para a descarbonização da economia, associado a uma forte componente de crescimento económico e criação de emprego”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.