[weglot_switcher]

Portugal vai receber 30 mil vacinas da Johnson & Johnson na quarta-feira (com áudio)

A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson distingue-se das restantes por ser de uma única dose, podendo ainda ser armazenada por um período de três meses num frigorífico regular, facilitando o transporte e distribuição.
  • Pavlo Gonchar–SOPA Images/LightRocket/Getty Images
12 Abril 2021, 11h41

O primeiro lote de vacinas da subsidiária farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson vai chegar a Portugal esta quarta-feira, 14 de abril, revela o jornal “Público” esta segunda-feira, contendo 30 mil vacinas únicas.

Esta é a quarta vacina aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, e também a quarta a chegar a Portugal, depois dos contratos realizados com a Pfizer/BioNTech, Moderna e AstraZeneca/Oxford. A vacina desenvolvida pela Johnson & Johnson distingue-se das restantes por ser de uma única dose, podendo ainda ser armazenada por um período de três meses num frigorífico regular, facilitando o transporte e distribuição.

Com esta chegada a Portugal ainda esta semana, Portugal passa a auferir de 1,9 milhões de doses disponíveis para administrar, dando continuidade ao plano de vacinação elaborado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e task force liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. A vacina da subsidiária da Johnson & Johnson vem reforçar o portefólio de doses já existentes no país depois da polémica com as vacinas da AstraZeneca, que fez soar os alarmes em vários países europeus.

O comentador habitual da SIC Luís Marques Mendes admitiu ontem que vão chegar mais de 80 mil doses no mês de abril. “Digo-lhe em primeira mão, mais de 80 mil doses chegam durante o mês de abril”, vincou o ex-líder do PSD ao dia de ontem no Jornal da Noite.

De relembrar que o Governo português contratou um total de cinco milhões de doses únicas da Johnson & Johnson ainda antes desta ter sido aprovada pelo regulador europeu. De acordo com Marta Temido, a entrega das vacinas será espaçada entre o segundo, terceiro e quarto trimestre de 2021, ainda que o calendário das entregas seja provisório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.