[weglot_switcher]

Portugal vai suspender administração da vacina da AstraZeneca em alguns grupos etários

A SIC adianta que decisão será anunciada ainda esta quinta-feira pelas autoridades de saúde nacionais, sem adiantar que idades abrangem essa suspensão. A confirmar-se, o travão ao fármaco da AstraZeneca/Universidade de Oxford causará um novo atraso no processo de vacinação em Portugal.
  • REUTERS
8 Abril 2021, 15h47

Portugal vai seguir o exemplo de outros países europeus e suspender a administração da vacina da AstraZeneca a alguns grupos etários, avança esta quinta-feira a SIC.

O canal de Paço d’Arcos adianta que decisão será anunciada ainda hoje pelas autoridades de saúde nacionais, sem adiantar que idades abrangem essa suspensão. A confirmar-se, o travão ao fármaco da AstraZeneca/Universidade de Oxford causará um novo atraso no processo de vacinação em Portugal.

A notícia surge um dia depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter concluído que existe uma relação entre a formação de coágulos sanguíneos e a vacina da AstraZeneca — embora tenha frisado “que os benefícios na prevenção da Covid-19 sobrepõem-se aos riscos”— foram vários os países que se juntaram à lista de nações que optaram por restringir a inoculação do fármaco a mais novos, ainda que o regulador europeu não tenha dado essa indicação.

Itália, Espanha, Alemanha, Estónia, Coreia do Sul, Holanda e Filipinas recomendaram que a vacina da anglo-sueca fosse administrada apenas em pessoas até aos 60 anos. Já na Bélgica e no Canadá essa restrição desce para pessoas com menos de 55 anos e na Suécia a toma é apenas permitida a todos com menos de 65 anos.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.