[weglot_switcher]

Portugal vai ter até quatro voos diretos por semana para a China

Até julho de 2016, o número de turistas chineses que visitaram Portugal cresceu 21,6% face ao período homólogo, tendo subido para 106 mil turistas.
Naohiko Hatta/Reuters
11 Outubro 2016, 17h19

Portugal vai ter três a quatro voos semanais diretos para a China a partir de junho próximo, assegurados pela companhia aérea Hainan, uma das acionistas da TAP.

Segundo um comunicado do Turismo de Portugal, este organismo estatal assinou com o Grupo HNA (Beijing Capital Airline, pertencente à Hainan Airlines) um protocolo “que vai permitir a ligação aérea direta da China para Portugal (Hangzhou – Pequim – Lisboa)”.

“O desenvolvimento desta negociação, da ligação direta China – Portugal, é uma parceria entre três entidades portuguesas – o Turismo de Portugal, a ANA Aeroportos e a Associação Turismo de Lisboa (ATL), sendo que o Turismo de Portugal assinou o acordo em representação das três”, explica o referido comunicado do Turismo de Portugal.

Recorde-se que este acordo foi um dos temas em discussão na visita oficial que o primeiro-ministro António Costa liderou nos últimos dias à República Popular da China.

Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “a assinatura do protocolo reforça o compromisso de ambos os países em avançar na cooperação para o crescimento dos fluxos turísticos da China para Portugal”.

“Esta ligação direta é estratégica para o desenvolvimento do setor do turismo em Portugal, uma vez que garante a competitividade aérea do destino, junto deste que é um dos principais mercados emissores mundial de turistas”, sublinhou Luís Araújo.

Para já, a ligação prevê que os voos da China para Portugal tenham uma frequência de três a quatro vezes por semana, com início das operações previsto para junho de 2017.

Até julho de 2016, e face ao mesmo período de 2015, o número de turistas chineses que visitaram Portugal cresceu 21,6%, tendo passado de 87.045 em 2015 para quase 106 mil em 2016, confirmando a aposta do Turismo de Portugal no mercado.

A abordagem do Turismo de Portugal ao mercado chinês está ainda suportada em três vertentes, que inclui não só a ligação direta, bem como o estabelecimento de relações fortes e coesas com o ‘trade’ e a presença consistente nos principais canais digitais.

No que diz respeito à aposta nos principais canais digitais, e ainda por ocasião da visita do primeiro-ministro, António Costa, à China, foi lançada a página do visitportugal no Wechat, que é a plataforma de social media e de mensagens mais popular da China, com mais de 700 milhões de utilizadores ativos (mensais).

Para além do Wechat, o Turismo de Portugal já apresenta a opção em mandarim no site visitportugal e está presente com uma página do Webo (FB Chinês).

Está ainda a ser desenvolvida uma página visitportugal no Alitrip (o maior site de e-commerce da China) que deverá estar online no final de outubro. No decurso do seminário empresarial em Xangai, o Turismo de Portugal convidou os empresários chineses presentes a “seguirem Portugal” no Wechat.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.