Portugal vai ter uma nova fábrica de automóveis: investimento de 300 milhões em Estarreja

O investimento é da empresa privada Ineos, multinacional de produtos químicos do Reino Unido, que criou a empresa portuguesa ‘Amazing Wheels’ em janeiro deste ano. A companhia vai produzir jipes com motores da BMW.

Portugal vai acolher uma fábrica de automóveis para a produção de veículos 4×4 com motores alemães da BMW, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta sexta-feira, 6 de setembro. O investimento inicial será de 300 milhões de euros e deverá criar até um máximo de 600 postos de trabalho no Eco Parque Industrial de Estarreja, no distrito de Aveiro.

O investimento é da empresa privada Ineos, multinacional de produtos químicos do Reino Unido, que criou a empresa portuguesa ‘Amazing Wheels’ em janeiro deste ano. A publicação avança que o negócio do modelo semelhante ao Land Rover Defender deve começar a ser produzido em 2021. A empresa quer produzir 25 mil unidades por ano em Portugal e no País de Gales. No futuro, esta fábrica poderá produzir modelos em conjunto com  a Jaguar.

A atividade da ‘Amazing Wheels’ foca-se na fabricação de automóveis. A empresa foi criada com base numa sociedade por quotas, sendo o seu único dono o grupo Ineos, e o responsável é Dirk Heilmann, que é também diretor executivo da divisão automóvel na empresa-mãe.

Os ingleses escolheram o Polo E do Eco Parque de Estarreja, que conta com uma extensão de 21 hectares e está ligado a uma plataforma intermodal ferroviária, algo que permitirá ligar a fábrica à Linha do Norte, facilitando o transporte dos veículos para os portos de Aveiro e Leixões.

A empresa Ineos é detida pelo multimilionário Jim Ratcliffe, o terceiro homem mais rico do Reino Unido, com uma fortuna avaliada em 18,2 mil milhões de libras (20,29 mil milhões de euros). Apesar de se dedicar ao setor químico, Ratcliffe aventurou-se nos automóveis por ser apaixonado pelo seu Land Rover Defender cor de laranja.

Após a entrada no mercado português, a ‘Amazing Wheels’ terá de combater com a Autoeuropa e PSA Automobiles, que produzem automóveis em Portugal e as exportam para o resto do mundo.

Ler mais
Recomendadas
catarina_martins_oe_2020

Covid-19: Catarina Martins faz um apelo a Costa para que estenda já as moratórias

“Deixo aqui hoje este apelo a António Costa: não espere que seja tarde demais, não espere pelo início dos despejos e das falências. As moratórias têm de ser estendidas já”, num comício maioritariamente virtual que assinalou o encerramento da conferência autárquica online e os 22 anos do BE, que comemora no domingo a sua fundação.

TAP. Ratificação dos acordos com pilotos e tripulantes era “passo crucial”, diz o Governo

“Porque estes acordos representam um compromisso muito firme de todos com o futuro da companhia, dão ainda mais credibilidade ao plano de reestruturação que o Estado português continuará a negociar com a Comissão Europeia ao longo das próximas semanas”, sublinhou o Ministério das Infraestruras e da Habitação.

Serviços postais caem 12,4% mas tráfego de encomendas dispara 20% em 2020

Tráfego total dos serviços postais caiu 12,4% em 2020, uma quebra que “está associada aos efeitos da pandemia da Covid-19” e que foi “mais expressiva” do que o recuo verificado em 2019 (-6,7%). A pandemia terá tido “um impacto direto, negativo, de 9,8% no tráfego postal total”.
Comentários