[weglot_switcher]

PortugalFoods lança concurso para produtos alimentares inovadores

O prémio Ecotrophelia incentiva estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos inovadores para o setor agroalimentar. As candidaturas para a terceira edição deste prémio em Portugal estão abertas até 3 de abril.
13 Fevereiro 2019, 07h37

A PortugalFoods, associação que representa o setor agroalimentar e organizador do prémio Ecotrophelia no país, está a percorrer as universidades e institutos de norte a sul dando a conhecer o galardão e em busca de ideias inovadoras e sustentáveis.

O prémio Ecotrophelia incentiva estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos inovadores para o setor agroalimentar.

As candidaturas para a terceira edição deste prémio em Portugal estão abertas até 3 de abril.

Esta iniciativa promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares diferenciados.

O ‘Ecotrophelia Europe’ conta já com 19 edições e decorre em 17 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia, Sérvia e ainda Portugal, onde acontece há três anos.

A nível internacional, esta iniciativa contou já com a participação de mais de 4.000 estudantes de mais de 500 instituições de ensino, resultando em mais de 860 produtos desenvolvidos e mais de 80 produtos industrializados ou comercializados, contando com o apoio de cerca de duas mil empresas.

Em Portugal, em duas edições, o prémio envolveu mais de 150 estudantes, mais de 20 entidades do sistema científico-tecnológico e mais de 20 empresas, tendo sido desenvolvidos mais de 32 produtos.

“Para os meses de fevereiro e março, a organização tem preparado um ‘roadshow’ pelo país, onde espera encontrar talentosos concorrentes ao prémio”, adianta um comunicado da PortugalFoods.

“Em 2017 e 2018, anos de implementação desta iniciativa em Portugal, chegamos às 32 candidaturas e, este ano, esperamos superar esse número. Temos alunos muito empenhados, criativos e cada vez mais conscientes da importância da eco-inovação para o futuro das nossas empresas. Acreditamos que, com o decorrer de mais edições e com as dinâmicas colaborativas que o prémio fomenta vamos ter sempre mais e melhores produtos eco-inovadores capazes de chegarem ao mercado”, refere Carla Teixeira, responsável pelo Ecotrophelia Portugal 2019.

A equipa da PortugalFoods esteve ontem no Instituto Politécnico de Viana do Castelo e esta sexta-feira, dia 15, marcará presença na Faculdade de Ciências do Porto, cidade onde volta no final do mês.

Entretanto, a iniciativa passará por Lisboa e por Beja. Outros pontos de paragem serão anunciados brevemente pela organização.

“Os projetos que se inscreverem, passarão, após a fase de candidatura, pelo olhar atento de profissionais de diferentes áreas, que irão avaliar a ideia e o potencial do projeto para o setor. O júri é encabeçado por Vergílio Folhadela, da RAR Holding, também embaixador do prémio”, garante o comunicado da PortugalFoods.

“É fundamental para a academia estar próxima da realidade das empresas e proporcionar aos seus estudantes uma experiência com aplicação prática. Por outro lado, as empresas têm neste prémio uma oportunidade de contactar gente nova e criativa para trabalhar projetos inovadores e os jovens que tenham uma boa ideia têm a hipótese de a colocarem em prática, pelo que o ‘Ecotrophelia’ representa um ‘win-win’ para todas as frentes”, afirma o presidente do júri, adiantando que “a inovação é a chave para o setor agroalimentar continuar a crescer dentro e fora de portas”.

Os interessados têm até dia 3 de abril para apresentar as suas candidaturas e os 10 finalistas da edição de 2019 serão conhecidos a 15 de abril.

A competição nacional e cerimónia de entrega do galardão decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 21 de maio, e o grande vencedor terá a oportunidade de representar o país a nível europeu.

A competição internacional terá lugar nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas.

A PortugalFoods, associação reconhecida como ‘cluster’ do setor agroalimentar português, é constituída atualmente por mais de 160 associados: empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades conexas.

Enquanto principal interlocutora e dinamizadora da fileira, a PortugalFoods assume-se como uma plataforma que fomenta relações ‘win-win’ entre os seus associados, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à internacionalização capaz de aumentar a competitividade do setor agroalimentar nacional”, assegura a PortugalFoods.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.