Português cria site informativo e solidário sobre a Covid-19 em Portugal

José da Silva, estudante de Ciências Farmacêuticas, é o autor.

Há um novo site nacional que mostra números e gráficos com a evolução diária dos números com contágio do SARS-CoV-19 em Portugal (e no mundo). E, além de ter um ADN mais informativo, também inclui uma vertente solidária

José da Silva é estudante de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, está actualmente na Madeira em isolamento, e criou o site COVID-19 Portugal, onde há uma série de informações sobre o estado do contágio do novo Coronavírus em Portugal.

Este site mostra os principais dados mundiais: casos confirmados, recuperados, mortes e activos; esta informação surge num gráfico de barras, com os números de cada país em ordem decrescente.

Interessante é também um gráfico animado onde podemos ver o avanço ao longo do tempo (começa a 22 de Janeiro) dos casos de contágio de SARS-CoV-19 em todo o mundo – está no fundo da página.

Contudo, a maior parte da informação do site é, claro, sobre Portugal: há gráficos específicos que mostram os casos acumulados, os recuperados, os novos casos e a taxa de crescimento, assim como um com o factor de crescimento: «É o número de vezes pelo qual os casos se multiplicam por si», explica José da Silva.

A segunda componente do site COVID-19 Portugal é a solidária. Actualmente a viver na Madeira este período de isolamento, José da Silva aproveitou para «criar uma ação de solidariedade tendo em conta a forma como pequenos estabelecimentos estão a ser afetados por esta pandemia».

O resultado é um directório onde são partilhados contactos: em ‘Serviços em Casa’ estão listados contactos e informações de restaurantes que entregam em casa ou têm serviço de take-away, de farmácias e de outros estabelecimentos, como mercearias, charcutarias e talhos – tudo na Madeira. Se clicarmos na bandeira desta região autónoma, no menu de topo, temos ainda acesso a uma lista de contactos das autoridades de saúde e segurança da ilha.

Finalmente, José da Silva criou ainda uma área de ‘Notícias’ onde vai reunindo artigos sobre acontecimentos na Madeira e em Portugal Continental e outra secção de ‘Estatística’ mas dedicada a traçar o perfil da evolução do SARS-CoV-19 no resto do Mundo.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Inokem. Startup dos desinfetantes vai tornar-se 100% verde

A biotecnológica cofundada por Pedro Martins vai aumentar o investimento em soluções de combate aos vírus para mais de 45 mil euros este ano. “Temos planos para a criação de um laboratório especializado em desenvolvimento de soluções exclusivamente biológicas e direcionadas para as empresas e consumidor doméstico”, disse o empreendedor ao Jornal Económico.

Klarna torna-se na startup mais valiosa da Europa

O valor da Klarna subiu depois de a empresa sueca ter fechado uma ronda de investimento de 1 mil milhões numa combinação de investidores novos e outros ‘da casa’.

Lisboa’s Growth Program oferece 500 mil euros a startups e nómadas digitais para promover a inovação

Para ter acesso a estes 500 mil euros, é preciso fazer uma candidatura no site Made of Lisboa.
Comentários