Português cria site informativo e solidário sobre a Covid-19 em Portugal

José da Silva, estudante de Ciências Farmacêuticas, é o autor.

Há um novo site nacional que mostra números e gráficos com a evolução diária dos números com contágio do SARS-CoV-19 em Portugal (e no mundo). E, além de ter um ADN mais informativo, também inclui uma vertente solidária

José da Silva é estudante de Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, está actualmente na Madeira em isolamento, e criou o site COVID-19 Portugal, onde há uma série de informações sobre o estado do contágio do novo Coronavírus em Portugal.

Este site mostra os principais dados mundiais: casos confirmados, recuperados, mortes e activos; esta informação surge num gráfico de barras, com os números de cada país em ordem decrescente.

Interessante é também um gráfico animado onde podemos ver o avanço ao longo do tempo (começa a 22 de Janeiro) dos casos de contágio de SARS-CoV-19 em todo o mundo – está no fundo da página.

Contudo, a maior parte da informação do site é, claro, sobre Portugal: há gráficos específicos que mostram os casos acumulados, os recuperados, os novos casos e a taxa de crescimento, assim como um com o factor de crescimento: «É o número de vezes pelo qual os casos se multiplicam por si», explica José da Silva.

A segunda componente do site COVID-19 Portugal é a solidária. Actualmente a viver na Madeira este período de isolamento, José da Silva aproveitou para «criar uma ação de solidariedade tendo em conta a forma como pequenos estabelecimentos estão a ser afetados por esta pandemia».

O resultado é um directório onde são partilhados contactos: em ‘Serviços em Casa’ estão listados contactos e informações de restaurantes que entregam em casa ou têm serviço de take-away, de farmácias e de outros estabelecimentos, como mercearias, charcutarias e talhos – tudo na Madeira. Se clicarmos na bandeira desta região autónoma, no menu de topo, temos ainda acesso a uma lista de contactos das autoridades de saúde e segurança da ilha.

Finalmente, José da Silva criou ainda uma área de ‘Notícias’ onde vai reunindo artigos sobre acontecimentos na Madeira e em Portugal Continental e outra secção de ‘Estatística’ mas dedicada a traçar o perfil da evolução do SARS-CoV-19 no resto do Mundo.

PCGuia
Recomendadas

Farol, a primeira aceleradora de startups para combater a escravatura moderna

A aceleradora que integra o Pacto Global da ONU está à procura de 15 empresas tecnológicas ou ONG com boas ideias para, durante seis meses, entrarem num programa que pretende responder aos ataques aos Direitos Humanos.

Clarke Modet assessora propriedade industrial de startup da Trofa eleita a melhor do mundo

A Magnevane, distinguida internacionalmente pela Unicorn Battle Cup Finals, encarregou o grupo ibérico dos registos da avaliação económica de patentes e da marca.

Fundo português Mustard Seed Maze investe em startup que paga cursos até os alunos terem emprego

A escola francesa IconoClass, que forma em desenvolvimento de negócios e cobre as mensalidades dos alunos até que assinem o primeiro contrato, levantou 3 milhões de euros.
Comentários