[weglot_switcher]

Português lidera operação norueguesa em Portugal, Espanha e França

Líder da Otovo pede mudanças ao nível fiscal e dos incentivos em Portugal considerando que não faz sentido as famílias pagarem primeiro pelos painéis solares para ficarem à espera do reembolso.
27 Outubro 2024, 11h00

Manuel Pina vai liderar a operação da Otovo em Espanha e França, acumulando estes novos cargos com a liderança do mercado nacional. A companhia norueguesa de instalação de painéis solares está presente em 13 países europeus.

Em conversa com o JE, o gestor deixa elogios ao caminho feito por Espanha por ter tido uma “grande aceleração” na adoção do solar fotovoltaico residencial devido à “política de incentivos no passado bastante próximo” onde “grande parte dos incentivos para as famílias foram desenhados de maneira que as famílias não tivessem que suportar os custos iniciais”.

E é precisamente neste ponto que defende mudanças nas regras no retângulo. “Em Portugal, no Fundo Ambiental, era exigido que a família tivesse o dinheiro para investir inicialmente e depois candidatar-se a um reembolso mais tarde e esperar o tempo que fosse preciso. Ainda temos famílias à espera das das últimas candidaturas para receber parte do reembolso”.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.